quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Quer deixar suas receitas menos calóricas e mais saudáveis?

Olá, seguidores!
Sabemos que mudar hábitos não é fácil, não é? Todos queremos comer bem, o que gostamos e tentar se aproximar o máximo possível de uma alimentação ideal. Que delícia pode usufruir de comidinhas gostosas, com baixas calorias, sem excesso de gorduras e açúcares! Vamos tentar?

Adoçante culinário (também chamado de "forno e fogão")

Ideal para substituir o açúcar nas receitas como bolo, pudim, dentre outras que necessitam do uso do calor (fogão ou forno) sem perder as suas características, o seu poder adoçante, nem deixar o retrogosto amargo, substituindo o açúcar. Porém, nas receitas o açúcar não tem apenas a função de adoçar, mas também de dar volume, textura e cor às preparações.

Desta forma, ao utilizar o adoçante culinário em receitas tradicionais que indicam o uso do açúcar, siga algumas dicas para ter um melhor resultado:
• A indicação de uso do adoçante granular na mesma proporção que açúcar refere-se ao volume: uma colher para uma colher; uma xícara para uma xícara, mas não equivale em peso. Para receitas que indiquem a quantidade de açúcar em gramas, é necessário converter pelo índice 1/10, ou seja, terá que dividir a quantidade em gramas de açúcar por 10 e usar o valor resultando em adoçante. Ex: Se a receita pede 500 g de açúcar terá que usar 50 g de adoçante culinário.
• Quando a receita indicar bater todos os ingredientes juntos, bata por mais tempo, para que haja adequada homogeneização dos ingredientes e incorporação de ar.
• Nas massas, sempre bata o adoçante com a manteiga para que haja incorporação de ar, resultando em melhor textura da preparação.
• As preparações feitas com adoçantes não terão a mesma cor se comparadas às receitas com açúcar, pois este carameliza. Para melhorar a aparência, você pode adicionar à receita cacau, canela, essência de baunilha ou outros ingredientes que dêem cor.
• O tempo de cocção de receitas com adoçante, em geral, é menor que o das receitas com açúcar. Para bolos, a redução do tempo de cocção é, em média, de 7 a 10 minutos e para biscoitos de 1 a 2 minutos. Em caldas e molhos, o cozimento também será mais rápido, pois não haverá caramelização (nestas preparações não é possível atingir a mesma consistência que nas receitas com açúcar).
• Em cookies, brownies e muffins, para cada xícara de adoçante, adicione meia colher (sopa) de bicarbonato de sódio.
• Para polvilhar bolos e tortas, você pode misturar para cada 5 colheres (sopa) de adoçante, 1 colher (sopa) de amido de milho, passando a mistura por uma peneira fina.

 Fonte:    Dicas retiradas do livro ’A vida pode ser doce’ da Linea.



Leite condensado, leite integral - Use a versão desnatada, é fácil de encontrar nos supermercados.
Achocolatado - Use chocolate em pó com alta concentração de cacau (ficará mais escuro, com sabor mais acentuado de chocolate e menos doce)
Creme de leite - Use a versão light ou substitua por iogurte desnatado ou creme de soja quando possível.
Farinha de trigo - Use até a metade da quantidade de farinha branca e metade de integral para a massa não ficar pesada
Maionese comum - Use a versão light
Margarina comum ou manteiga - No caso de massas como bolo usar a versão light não dá o mesmo resultado, mas em outros casos como molhos, torradas e afins é uma ótima alternativa.

Aproveite as dicas e faça receitas mais magras!
Mas lembre-se: consuma SEMPRE com moderação!
Beijos!



Fruta que é bom só se encontra na embalagem

                   Levantamento do Idec, com 18 produtos mostra que oito não têm polpa na composição

 Tem foto de fruta na embalagem, cor de fruta, sabor de fruta, mas não tem fruta. Essa foi a constatação do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) em relação a oito dos 18 produtos alimentícios industrializados avaliados em sua última pesquisa. A análise levou em consideração se os apelos relacionados a frutas nos rótulos estão condizentes com o conteúdo. E revelou ainda que a situação entre os dez produtos, que de fato têm frutas na sua composição, não é muito melhor do que a dos demais: metade não informa o percentual de polpa e dos cinco que o declararam a variação fica entre 1% e 10% dos ingredientes.

— É difícil para o consumidor leigo entender que o produto tem sabor de morango, mas não tem morango. E ao usar com grande destaque imagens de fruta na embalagem as empresas estão induzindo o consumidor a achar que está comprando um produto mais natural e saudável, o que nem sempre é verdade. Muitos têm excesso de açúcar e aditivos químicos justamente para imitar o sabor da fruta — destaca Sílvia Vignola, consultora técnica do Idec.

Para o levantamento, o Idec analisou embalagens de três fabricantes, em cada uma das seis categorias de produtos. No grupo dos iogurtes, foram avaliados Batavo Kissy morango, Lego Light Lective e Danoninho. No de refrescos em pó, Tang, La Frutta e Camp. Entre os isotônicos, Gatorade, Taeq e Marathon. Na classificação néctar de fruta, a pesquisa incluiu Top Fruit, Maguary e Del Valle-Kapo. Na categoria gelatina, Frutop, Dr. Oetker e Royal. E na de sorvetes, o sabor napolitano da Sorveteria Kidelícia de Sabor, da Nestlé, além do Kibon Balance.

Para Antônio Augusto Fonseca Garcia, nutricionista e coordenador da unidade técnica do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), o que a indústria faz ao usar e a abusar da imagem das frutas como chamariz em suas embalagens é propaganda enganosa:

— Há um apelo por uma alimentação mais saudável hoje em dia e as pessoas ao verem as imagens do rótulo são levadas a subliminarmente acreditar que estão comendo fruta. No entanto, os percentuais de polpa costumam ser insignificantes, a quantidade de açúcar muitas vezes é maior do que a dos refrigerantes. No fim do dia, quem consome muitos produtos industrializados pode, inclusive acabar ultrapassando o percentual máximo de aditivos químicos recomendados pela FAO — diz o nutricionista.

Luciana Pellegrino, presidente da Associação Brasileira de Embalagem (Abre), admite que o uso de fruta na embalagem confere uma conotação mais saudável ao produto, mas pondera que o recurso também é usado para facilitar a identificação do sabor do alimento. Ela destaca que a indústria segue as normas legais e que o segmento não pode criar suas próprias regras. Eventuais mudanças, diz Luciana, têm que ser discutidas com o poder público e o consumidor.

O Idec e o Conselho Federal de Nutricionista defendem, no entanto, mudanças imediatas independentemente da alteração das normas vigentes. Eles propõem informação mais clara ao consumidor, o que inclui além da divulgação do percentual de fruta dos produtos, a proibição do uso desproporcional ao conteúdo das imagens de frutas nas embalagens.

— Existe uma lacuna na legislação, já que ela não prevê a divulgação do percentual de fruta na composição. Mas as empresas podem e devem ir além da regulação, para benefício do consumidor. Além disso, já há leis, como o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que obrigam a informação clara e ostensiva ao consumidor. É preciso melhorar as regras, mas é fundamental aumentar a fiscalização, o que já seria suficiente para implementar mudanças.

Em enquete realizada pelo Idec, com internautas, aponta que 62% consideram difícil saber se há presença de frutas no alimento e que gostariam que houvesse uma regulamentação que obrigasse às empresas a informar o percentual na composição de seus produtos. Outros 25% defendem a mudança na regra para evitar propaganda enganosa.

A coordenadora técnica do Idec, que há 30 anos se dedica ao segmento, afirma que até mesmo para ela, algumas vezes, é difícil retirar o máximo de informação dos rótulos. Sílvia explica, no entanto, que há alguns macetes que podem ajudar a “leitura” das embalagens:

— Na listagem de ingredientes, por exemplo, os produtos aparecem em ordem decrescente. Ou seja, o primeiro da lista é sempre aquele que está em maior quantidade na composição. Outra informação que a maioria dos consumidores desconhecem é a diferença da definição entre suco, néctar e refresco. O primeiro é 100% fruta, o chamado néctar concentra de 30% a 40% de concentração, já os refrescos de 20% a 30% — explica Sílvia.

As empresas foram procuradas pela reportagem e a Unilever, a Danone e a BRF Foods informaram que seus produtos atendem todas as normas vigentes no país. A KraftFoods, a Ebba e a Vigor disseram que as informações que constam da pesquisa foram fornecidas pelas empresas ao Idec. O Grupo Pão de Açucar informou que embora os produtos Taeq atendam às determinações da Anvisa quanto à rotulagem, vai analisar os pontos abordados pelo Idec quanto a uma possível reformulação dos rótulos.

Fonte:  http://oglobo.globo.com/economia/fruta-que-bom-so-se-encontra-na-embalagem-3756478

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Hábitos alimentares e aparecimento de câncer




Muitos componentes da alimentação têm sido associados com o processo de desenvolvimento do câncer, principalmente câncer de mama, cólon (intestino grosso) reto, próstata, esôfago e estômago.

Alimentação de risco
Alguns tipos de alimentos, se consumidos regularmente durante longos períodos de tempo, parecem fornecer o tipo de ambiente que uma célula cancerosa necessita para crescer, se multiplicar e se disseminar. Esses alimentos devem ser evitados ou ingeridos com moderação. Neste grupo estão incluídos os alimentos ricos em gorduras, tais como carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados, bacon, presuntos, salsichas, lingüiças, mortadelas, dentre outros.
Existem também os alimentos que contêm níveis significativos de agentes cancerígenos. Por exemplo, os nitritos e nitratos usados para conservar alguns tipos de alimentos, como picles, salsichas e outros embutidos e alguns tipos de enlatados, se transformam em nitrosaminas no estômago. As nitrosaminas, que têm ação carcinogênica potente, são responsáveis pelos altos índices de câncer de estômago observados em populações que consomem alimentos com estas características de forma abundante e freqüente. Já os defumados e churrascos são impregnados pelo alcatrão proveniente da fumaça do carvão, o mesmo encontrado na fumaça do cigarro e que tem ação carcinogênica conhecida.
Os alimentos preservados em sal, como carne-de-sol, charque e peixes salgados, também estão relacionados ao desenvolvimento de câncer de estômago em regiões onde é comum o consumo desses alimentos. Antes de comprar alimentos, compare a quantidade de sódio nas tabelas nutricionais dos produtos.


Cuidados ao preparar os alimentos
O tipo de preparo do alimento também influencia no risco de câncer. Tente adicionar menos sal na hora de fazer a comida, aumentando o uso de temperos como azeite, alho, cebola e salsa. A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de até 5 g de sal ou 2 g de sódio por dia, ou seja, o equivalente a uma tampa de caneta cheia. Ao fritar, grelhar ou preparar carnes na brasa a temperaturas muito elevadas, podem ser criados compostos que aumentam o risco de câncer de estômago e coloretal. Por isso, métodos de cozimento que usam baixas temperaturas são escolhas mais saudáveis, como vapor, fervura, pochê, ensopado, guisado, cozido ou assado.

Fibras x gordura
Estudos demonstram que uma alimentação pobre em fibras, com altos teores de gorduras e altos níveis calóricos (hambúrguer, batata frita, bacon etc.), está relacionada a um maior risco para o desenvolvimento de câncer de cólon e de reto, possivelmente porque, sem a ingestão de fibras, o ritmo intestinal desacelera, favorecendo uma exposição mais demorada da mucosa aos agentes cancerígenos encontrados no conteúdo intestinal. Em relação a cânceres de mama e próstata, a ingestão de gordura pode alterar os níveis de hormônio no sangue, aumentando o risco da doença.

Há vários estudos epidemiológicos que sugerem a associação de dieta rica em gordura, principalmente a saturada, com um maior risco de se desenvolver esses tipos de câncer em regiões desenvolvidas, principalmente em países do Ocidente, onde o consumo de alimentos ricos em gordura é alto. Já os cânceres de estômago e de esôfago ocorrem mais freqüentemente em alguns países do Oriente e em regiões pobres onde não há meios adequados de conservação dos alimentos (geladeira), o que torna comum o uso de picles, defumados e alimentos preservados em sal.
Atenção especial deve ser dada aos grãos e cereais. Se armazenados em locais inadequados e úmidos, esses alimentos podem ser contaminados pelo fungo Aspergillus flavus, o qual produz a aflatoxina, substância cancerígena. Essa toxina está relacionada ao desenvolvimento de câncer de fígado.


Como prevenir-se
Algumas mudanças nos nossos hábitos alimentares podem nos ajudar a reduzir os riscos de desenvolvermos câncer. A adoção de uma alimentação saudável contribui não só para a prevenção do câncer, mas também de doenças cardíacas, obesidade e outras enfermidades crônicas como diabetes.
Desde a infância até a idade adulta, o ganho de peso e aumentos na circunferência da cintura devem ser evitados. O índice de massa corporal (IMC) do adulto (20 a 60 anos) deve estar entre 18,5 e 24,9 kg/m2. O IMC entre 25 e 29,9 indica sobrepeso. Com IMC acima de 30 a pessoa é considerada obesa. O IMC é calculado dividindo-se o peso (em kg) pela altura ao quadrado.
Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm nutrientes, tais como vitaminas, fibras e outros compostos, que auxiliam as defesas naturais do corpo a destruírem os carcinógenos antes que eles causem sérios danos às células. Esses tipos de alimentos também podem bloquear ou reverter os estágios iniciais do processo de carcinogênese e, portanto, devem ser consumidos com freqüência.
Hoje já está estabelecido que uma alimentação rica nesses alimentos ajuda a diminuir o risco de câncer de pulmão, cólon e reto, estômago, boca, faringe e esôfago. Provavelmente, reduzem também o risco de câncer de mama, bexiga, laringe e pâncreas, e possivelmente o de ovário, endométrio, colo do útero, tireoide, fígado, próstata e rim.

As fibras, apesar de não serem digeridas pelo organismo, ajudam a regularizar o funcionamento do intestino, reduzindo o tempo de contato de substâncias cancerígenas com a parede do intestino grosso.
A tendência cada vez maior da ingestão de vitaminas em comprimidos não substitui uma boa alimentação. Os nutrientes protetores só funcionam quando consumidos através dos alimentos, o uso de vitaminas e outros nutrientes isolados na forma de suplementos não é recomendável para prevenção do câncer.
Vale a pena frisar que a alimentação saudável somente funcionará como fator protetor, quando adotada constantemente, no decorrer da vida. Neste aspecto devem ser valorizados e incentivados antigos hábitos alimentares do brasileiro, como o uso do arroz com feijão.


Como se alimenta o brasileiro
No Brasil, observa-se que os tipos de câncer que se relacionam aos hábitos alimentares estão entre as seis primeiras causas de mortalidade por câncer. O perfil de consumo de alimentos que contêm fatores de proteção está abaixo do recomendado em diversas regiões do país. De acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde, que em 2010 entrevistou 54.367 pessoas, o padrão alimentar no país mudou para pior.

Apesar de consumir mais frutas e verduras, o brasileiro continua a comer muita carne gordurosa (1 em cada 3 entrevistados) e tem optado por alimentos práticos, como comidas semiprontas, que são menos nutritivas. A ingestão de fibras também é baixa, onde se observa coincidentemente, uma significativa freqüência de câncer de cólon e reto. O feijão, alimento rico em ferro e fibras, que tradicionalmente fazia o famoso par com o arroz, perdeu espaço na mesa dos brasileiros. Para agravar o quadro, eles também tem se exercitado menos. Em 2006, 71,9% da população revelava comer o grão ao menos cinco vezes na semana. Em 2010, a média caiu para 65,8%. No estado do Rio, a média de consumo do feijão ainda é alta: 71,7%. A queda na média nacional pode ser atribuída às mudanças na dinâmica da família brasileira, que tem tido cada vez menos tempo de preparar comida em casa e o feijão tem preparo demorado. O consumo de gorduras é mais elevado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde ocorrem as maiores incidências de câncer de mama no país.

Outro dado negativo é que os refrigerantes e sucos artificiais - que têm alta concentração de açúcar - têm ganhado espaço na preferência dos brasileiros. Ao todo, 76% dos adultos bebem esses produtos pelo menos uma vez por semana e 27,9%, cinco vezes ou mais na semana. O consumo quase que diário aumentou 13,4% em um ano. Entre os jovens de 18 a 24 anos, a popularidade dos refrigerantes é ainda maior: 42,1% tomam refrigerantes quase todos os dias. Apesar de o mercado oferecer cada vez mais versões com menos açúcar, como os diet e os light , somente 15% dos brasileiros optam por eles. Os jovens também preferem alimentos como hambúrguer, cachorro-quente, batata frita que incluem a maioria dos fatores de risco alimentares acima relacionados e que praticamente não apresentam nenhum fator protetor. Essa tendência se observa não só nos hábitos alimentares das classes sociais mais abastadas, mas também nas menos favorecidas. O consumo de alimentos ricos em fatores de proteção, tais como frutas, verduras, legumes e cereais, tem aumentado, mas ainda é baixo. Segundo o levantamento do Ministério da Saúde, 30,4% da população com mais de 18 anos comem frutas e hortaliças cinco ou mais vezes na semana. Entre os entrevistados, 18,9% disseram consumir cinco porções diárias (cerca de 400 gramas) desses alimentos, mais do que o dobro do percentual registrado em 2006.


Não é por acaso o crescente número de casos de câncer em todo o país, mesmo em pessoa jovens. Vale lembrar que o aparecimento do câncer é multifatorial, ou seja, são diversos fatores que levam ao seu aparecimento, mas não custa lembrar que há algumas décadas, quando a alimentação era mais natural, não era tão comum tantos casos em pessoas tão jovens. Sempre devemos fazer da alimentação um fonte também de comunhão e prazer, mas sem jamais esquecer a saúde e os cuidados com o corpo. Alimentação inadequada não traz nada de bom e determinados tipos de alimentos devem ser deixados para poucos momentos.
Aproveite a vida com mais saúde e sinta as mudanças em seu corpo, com mais disposição e sensação de felicidade!
Cuide-se! ;-)
Beijo grande!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Chá verde, branco, vermelho...

Chá verde, branco, vermelho, preto, amarelo...Na verdade todos esses são subtipos de uma mesma planta chamada Camellia sinensis, o que difere os tipos é o período da colheita e a maturação.

A  Camellia sinensis tem propriedades emagrecedoras por sua ação termogênica (acelerando o metabolismo). Além disso, é fonte de vitaminas C, K, B1 e B2, potásio, manganês, ácido fólico e potássio.





CHÁ VERDE
A colheita é realizada quando a erva já está seca. Depois a planta passa por um processo térmico que evita a fermentação e a oxidação.
Ajuda a queimar gorduras, diminui o risco de doenças cardiovasculares, combate os radicais livres (que envelhecem precocemente), acelera o metabolismo e auxilia o organismo a eliminar toxinas.
O consumo do chá verde deve ser feito até as 17h, pois a bebida pode causar insônia. O chá está proibido para gestantes, hipertensos e pessoas que tomam medicamentos antidepressivos.
Para preparar um litro de chá, aqueça a água até levantar fervura e acrescente de uma a duas colheres (sopa) da planta. Se quiser fazer em menor quantidade, aqueça uma xícara (200ml) de água e adicione uma colher (chá) da erva.
A dose certa para você desfrutar de todos os benefícios da erva é de 2 a 4 xícaras (chá) por dia.
Para suavizar o sabor do chá, adicione à bebida 3 gotas de limão, lascas de gengibre ou folhas de hortelã. Outra opção é deixar o chá gelar e batê-lo com suco de fruta.


CHÁ VERMELHO
A planta passa por um processo de semifermentação. As etapas da colheita e secagem são parecidas com as do chá verde, porém a erva é guardada em barris e naturalmente fermentada.
Possui antioxidantes que combatem o envelhecimento celular. Ajuda a diminuir medidas rapidamente, previne alguns tipos de câncer, auxilia na redução dos níveis do colesterol ruim e é estimulante.
Gestantes, lactantes, pessoas que sofrem de arritmia cardíaca, gastrite e outros problemas estomacais devem consultar um médico antes de consumir o chá vermelho.
Para preparar, aqueça 1/2 xícara (100ml) de água, desligue o fogo e acrescente uma colher (sopa) da erva. Tampe e deixe abafado por 20 minutos. Você pode consumir quente, mornou ou em temperatura ambiente.
Está liberado o consumo de até 3 xícaras (600ml) de chá vermelho por dia. Apenas evite tomá-lo à noite, pois ele pode causar insônia.
Favoreça os benefícios emagrecedores da erva e enriqueça o sabor do chá fervendo a água com canela em pau. Caso queira adoçar a bebida, opte por uma colher (chá) de mel.





CHÁ BRANCO
As flores da erva são colhidas quando novas. Graças à coloração prateada desses brotos, a bebida recebeu o nome de chá branco. Como a planta não passa por oxidação, seus princípios ativos são mais concentrados.
É o mais eficiente para queimar gorduras, “turbina” o metabolismo, combate o envelhecimento precoce, possui menos cafeína do que o chá verde e reduz o risco de doenças cardiovasculares.
Deve ser evitado por lactantes, gestantes e pessoas com problemas gástricos e cardíacos, assim como o chá vermelho.
Para fazer um litro de chá, aqueça a água até levantar fervura e adiciona 2 colheres (siopa) da planta. Desligue o fogo, tampe o recipiente e abafe por até 20 minutos.
O ideal é ingerir até 2 xícaras (400ml) ao dia, sem açúcar, quente ou frio. Mesmo com pouca cafeína, é melhor não consumir o chá à noite.
Dos chás feitos a partir da Camellia sinensis, esse é o mais suave. Cai bem com lascas de gengibre ou gotas de laranja.




CHÁ PRETO
É obtido quando as folhas estão crescidas, através da técnica de fermentação e desidratação. Por causa disso, algumas de suas propriedades medicinais e emagrecedoras são reduzidas.
É ótimo para proteger o sistema cardiovascular, ajuda na perda de peso saudável e favorece o colesterol bom. Por ser altamente estimulante, impede o entupimento das artérias.
Não é recomendado para gestantes, lactantes (mulheres que amamentam), pessoas com problemas gástricos ou cardiovasculares, nem para quem sofre de doenças renais e hipotireoidismo.
O chá preto deve ser preparado com 2 colheres (sopa) da erva em 1 litro de água fervente. Deixe abafado por 20 minutos, coe e beba quente, morno ou frio.
Especialistas alertam para o consumo máximo de 4 xícaras (800ml) de chá preto por dia, menos à noite, para a cafeína não prejudicar o sono.
O chá preto tende a ser amargo e não costuma agradar muitos paladares. Para amenizar o sabor forte, aqueça a água do chá com cravo, alguma outra erva ou limão.



CHÁ AMARELO
Sua tonalidade amarelada ocorre devido à colheita da planta, realizada em um período específico do ano. Depois ela passa por um processo de secagem e fermentação.
Possui polifenois, substâncias antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce ao exterminar os radicais livres. Também tem ação termogênica, que acelera a queima de calorias.
Deve ser evitado por pessoas hipertensas que sofrem com problemas como gastrite, osteoporose, anemia e reumatismo.
Aqueça 1/2 litro de água, desligue o fogo e acrescente 1 colher (sopa) da erva. Tampe o recipiente e deixe abafado por 10 minutos. Coe e beba quente ou em temperatura ambiente.
Para acelerar a perda de peso, consuma 2 xícaras (400ml) de chá amarelo duas vezes ao dia. Assim como os demais “primos”, não deve ser consumido após as 19h porque a cafeína contida no chá pode causar insônia.
O sabor do chá amarelo poderá ser incrementado adicionando uma colher (chá) de açúcar mascavo. Experimente também gotas de limão.

Fonte: http://farinhadelinhaca.com.br/cha-verde-vermelho-branco-preto-e-amarelo-qual-a-diferenca.html

Lembrando sempre deve-se comprar o chá em lojas seguras e confiáveis, nunca leve para casa as plantas vendidas ao ar livre pelas ruas. É necessário que haja identificação,registro,mínimas condições de higiene para garantir a segurança no consumo!
Aproveite!
Beijos

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Chia é a semente que elimina gordura


Chia existe nas versões em grãos, farinha e óleo; tem efeito superior ao da linhaça no papel de combater a fome e desintoxicar o organismo. O sabor é mais neutro que o da linhaça e por isso agrada mais.


O que é
Originária do México, a chia é uma semente que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física.

Composição
Entre os principais componentes está o ômega 3 - em teor mais elevado do que o encontrado na linhaça. também tem fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína.
Ajuda a perder peso porque...


A chia age em três frentes distintas que auxiliam no emagrecimento:

· Causa saciedade: "suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores".

· Combate inflamação: "a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite".

Ômega-3, o amigo do coração é, sem dúvida, o carro-chefe nutricional da chia. A porção de semente de chia tem nada menos que 400% da nossa necessidade diária de ômega-3. É claro que quando pensamos em ômega-3, logo nos lembramos de peixes, principalmente o salmão, que é muito rico desse nutriente. Porém 100 gramas da semente de chia têm oito vezes mais ômega-3 que um pedaço médio de salmão.

Esta esta gordura do bem é responsável por afastar de perto as doenças cardiovasculares. Ela reduz a formação de coágulos sanguíneos e arritmias, diminui o colesterol circulante no sangue e também aumenta a sensibilidade à insulina. Além disso, o ômega-3 ajuda na regulação da pressão dos vasos sanguíneos uma vez que aumenta a fluidez sanguínea, evitando assim, o aumento da pressão arterial.

Além de todos esses benefícios, o ômega-3 é importante para fortalecer o sistema neurológico, além de evitar depressão e aumentar a absorção de nutrientes.

· Desintoxica: "a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes".

Mais cálcio que o leite
Essa é para os intolerantes à lactose e que precisam de uma fonte de cálcio segura! 100 gramas da semente de chia (equivalente a sete colheres de sopa) tem seis vezes mais cálcio que meio copo de leite integral - que tem em média 246 mg do nutriente. O cálcio presente na chia ajuda na formação da massa óssea, evitando a osteoporose. Uma porção de semente de chia (25 gramas) tem cerca de 21% das nossas necessidade diárias de cálcio.

Mais ferro que o espinafre
Uma ótima notícia para quem torce o nariz para espinafre e outros vegetais ricos em ferro, ou mesmo sofre de anemia ferropriva - necessitando, portanto, ingerir boas fontes de ferro. 100 gramas da semente de chia oferecem três vezes mais ferro que a mesma quantidade de espinafre, por exemplo. Para ilustrar melhor: uma porção da semente tem 67.8% das nossas necessidades diárias em ferro.

Proteínas para os músculos
Ótima para quem faz atividade física e precisa de uma boa fonte de proteínas para a reconstrução muscular, 100 gramas da semente de chia carregam 16g de proteína em sua composição. Enquanto em 100 gramas de arroz integral cru há 8 gramas de proteína. A vantagem da superdose é que a semente ajuda na manutenção de massa muscular, fornece mais energia para as células nervosas e ainda pode complementar as necessidades proteicas - uma porção da semente de chia tem 8.6% das nossas necessidades diárias nesse nutriente.

Antioxidantes contra radicais livres
A semente de chia possui ácido cafeico e ácido clorogênico, ambos antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, combatendo o envelhecimento celular e prevenindo nosso organismo contra diversas doenças, inclusive o câncer. 

Cheia de zinco
Esse nutriente melhora nossa imunidade, paladar, olfato e visão. Também promove a liberação do hormônio do crescimento e ajuda na formação de colágeno. Na porção de chia você encontra 12.3% das necessidades diárias de zinco. 

Rica em cobre
O cobre facilita a absorção do ferro, é catalisador na formação da hemoglobina, melhora imunidade e ajuda na formação de elastina e colágeno. A porção da semente possui 30.5% das necessidades diárias de cobre.
 
Outros benefícios
Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.

Contraindicações
Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Logo, para emagrecer, coma apenas a quantidade indicada na matéria.

Como consumir?
Pode ser encontrada de três formas - in natura (grãos), óleo e farinha. Mas independentemente do jeito que você prefere consumi-la, a chia deve ser ingerida 30 minutos antes de duas das suas principais refeições diárias (café da manhã, almoço ou jantar). Na forma de grãos é a maneira mais recomendada para o consumo, mas sem excessos, pois a chia possui alto teor calórico. Os grãos podem ser salpicados em frutas, verduras e saladas, não ultrapassando 2 colheres de sopa por dia!

Aproveite!
Revista O Globo 26/02/2012.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O perigo escondido que arruína sua dieta!

Suco de caixinha
O rótulo pode até ter as frases "feito com polpa natural de fruta" e "sem adição de açúcar", mas a maioria dos sucos comprados prontos apresenta alta quantidade de conservantes e corantes. Os conservantes químicos retardam o metabolismo, enquanto o sódio, também utilizado para conservar, aumenta o inchaço do organismo.

Lanche natural 


É claro que é melhor escolher um lanche natural no lugar de uma coxinha frita ou de um croissant gorduroso, mas cuidado com os ingredientes desse lanche. Os vendidos prontos no mercado costumam estar cheios de maionese, sem contar que o pão geralmente não é integral e o queijo pode ser amarelo, ou seja, com maior teor de gorduras. Esses produtos também podem ter conservantes para que possam durar alguns dias a mais sob refrigeração.

Iogurte com sabor 


As opções de sabores são diversas: ameixa, mamão, frutas vermelhas, graviola... Mas vale lembrar que nem sempre o sabor é da fruta natural, e sim de aromatizantes artificiais. Embora muitos deles sejam desnatados (com teor reduzido de gordura), eles também são ricos em açúcar. O consumo precisa ser moderado, já que açúcar em excesso eleva o peso e contribui para o aumento dos níveis de triglicérides, entre outros problemas.

Cereal matinal sem açúcar 


Granola e outros cereais podem ser encontrados sem açúcar - o que, de fato, já deixa o produto mais saudável. Outro vilão, porém, é o sódio usado para aumentar a data de validade do produto. É bom observar que o teor de sódio deve ficar abaixo de 150mg por porção, para a absorção não elevar a pressão arterial e não provocar o falso inchaço.

Biscoito de água e sal 



Outro produto campeão de sódio: Muitas pessoas consomem o biscoitinho de água e sal pensando ser melhor que o pão. Mas, dependendo da quantidade consumida, é melhor ficar com o pãozinho frânces, que terá praticamente o mesmo valor calórico. Prefira as versões integrais e tenha o cuidado de não devorar metade do pacote a cada lanche ou café da manhã.

Recomenda-se de três a quatro unidades apenas. Se você achar que não conseguirá comer menos que quatro unidades, então, compensa comer o pão integral, que sacia mais.

Barrinha de cereal


Algumas marcas têm alta quantidade de açúcar e podem ultrapassar o limite ideal de calorias para um lanche da manhã ou da tarde. Por isso, fique atento ao rótulo: as barrinhas têm que ficar com o teor de fibra entre 1 e 7g por barra, para não aumentar o índice glicêmico e não contribuir com o acúmulo de gordura no abdômen e no quadril. Xô, gordura!

Peito de peru e atum em lata 



É consenso entre as nutricionistas de que o peito de peru é uma opção melhor do que presunto suíno, salame e mortadela. É sempre importante, no entanto, comparar as marcas, que diferem bastante na quantidade de gordura e, principalmente, de sódio. Além disso, o alimento apresenta conservantes químicos e pode conter substâncias cancerígenas. Quanto ao atum, outra fonte importante de proteína, é mais saudável optar pelo armazenado em água - em vez de óleo - e moderar na frequência do consumo, já que o produto também é rico em sódio, que leva a pressão arterial e o ponteiro da balança às alturas!

Sopa de pacote 



Sopinha de pacote está longe de ser a melhor fonte de vitaminas e minerais possível. Além de pobre em nutrientes, o produto é um dos mais ricos em sódio - alguns contêm quase 1 grama desse componente na porção, sendo que a recomendação diária de sal é de 4 a 6 gramas por dia.


Fique atento aos rótulos!
E alimente-se da melhor maneira possível!
Desfrute seu bem estar!
Beijos!

Recupere-se da folia com receitas que ajudam a repor as energias

Todo Carnaval tem seu fim. E depois de pular atrás de blocos, trio elétrico, escolas de samba e de beber como se não houvesse amanhã, nada melhor do que passar um tempo em casa e preparar receitas fáceis para repor as energias.


Suco Cura Ressaca





Ingredientes 
1/2 limão siciliano

200 mililitro (ml) de água de coco

1 1/2 fatia(s) de abacax
i

5 folha(s) de hortelã


Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador e sirva gelado ou com cubos de gelo, se preferir.
A água de coco é um hidratante que repõe naturalmente líquidos e sais minerais, mantendo o organismo em equilíbrio. Ela tem a composição semelhante à do soro fisiológico, auxiliando a reidratação do organismo. É um a bebida leve, saudável e com baixas calorias, pode ser consumida em qualquer situação.

Já o abacaxi é rico em bromelina, uma enzima com propriedades anti-inflamatórias que ajuda a manter a pele saudável, além de auxiliar na digestão das proteínas. Por fim, a hortelã, além de refrescante, facilita a digestão.
 

Caldo Verde
Divulgação
Ingredientes
















1 litro(s) de água


3 batatas grandes


1 cebola


2 folha(s) de couve cortadas em tirinhas bem finas


sal a gosto


Modo de preparo


Descasque as batatas e a cebola e coloque-as para cozinhar em uma panela com um litro de água. Adicione sal a gosto.


Depois de cozidas, bata as batatas e a cebola junto com a água em um liquidificador até virar um caldo. Coloque em um prato, espalhe um pouco da couve picada por cima e sirva.


Caldos também podem ser bons na hidratação, pois ao mesmo tempo em que alimentam, fornecem mais sustância. O clássico caldo verde é rico em carboidratos, e esta receita ainda pode ser considerada leve por não levar óleo nem linguiça, geralmente presente neste prato.


Aproveite e recupere-se!
Ano que vem tem mais carnaval!
Beijos




Fonte: http://receitas.uol.com.br/ultimas-noticias/2012/02/22/recupere-se-da-folia-com-receitas-que-ajudam-a-repor-as-energias.jhtm

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Combata a retenção de líquidos com alimentos saudáveis




Alguns desconfortos, como mãos e pés que ficam inchados ao longo do dia e a roupa que não fecha, são sintomas comuns para quem sofre com a retenção líquida. Esses incômodos acontecem com mais frequência em dias de calor. 


A retenção de líquidos leva também o aumento do peso corporal repentino, o que gera muita ansiedade. Para se ter uma ideia, é possível aumentar o número da balança em até dois quilos em um só dia. 


Muitas são as causas desse mal. Entre as mais importantes podemos citar:


- Oscilação hormonal; 

- Sedentarismo;

- Sobrepeso; 

- Obesidade; 

- Tabagismo; 

- Ingestão de bebidas alcoólicas;

- Alimentação inadequada. 


Não é tão difícil combater esses sintomas. Montar um cardápio semanal agrega bem-estar ao seu dia-a-dia. Veja essas dicas:

- Inclua uma porção de iogurte desnatado uma vez ao dia;

- Consuma arroz integral em pelo menos uma das refeições diárias;

- Acrescente aveia (1 colher de sopa) em seu café da manhã;

- Nozes e sementes oleaginosas duas vezes ao dia, mas sem exagero, pois são calóricas.

- Não tenha medo de ingerir líquidos, como água, água de coco e chás diuréticos (capim limão ,dente de leão, etc.);

- Aposte nos vegetais verdes escuros e monte saladas deliciosas (couve, agrião, rúcula e espinafre são boas opções); 

- Alguns alimentos possuem ação diurética, como a melancia, o melão, o abacaxi, a alcachofra, a salsa, o pepino e outros. Coma uma porção destes alimentos por dia;

- Inclua alimentos ricos em zinco na alimentação, sua deficiência pode colaborar para o aumento da retenção de líquidos. Entram na lista: carne bovina, aves, leite e derivados, ostras, mariscos, cereais, nozes e feijão. O consumo ideal ao adulto é de 8 a 11 mg/dia;

- Para manter o sabor e diminuir o sal é aconselhável substituí-lo por temperos como alho, cebola, noz moscada, orégano, manjericão, alecrim e gengibre. 

Outra mudança importante é manter seu peso estável. O sobrepeso e a obesidade agravam o quadro de retenção. Pratique exercícios físicos de maneira regular e moderada, eles são fundamentais para uma boa circulação do sangue, e, consequentemente, combatem o inchaço. Também é bom evitar o uso de roupas e sapatos muito apertados, que comprometem a circulação.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Como evitar a ressaca?



A ressaca explicada

Enquanto você está sofrendo de uma terrível ressaca, surge a pergunta: “Como algumas doses aparentemente inofensivas puderam me deixar neste estado de miséria?”. Na verdade, é preciso considerar que o álcool é um veneno, ou seja, cada dose significa um pouco de veneno que você ingere deliberadamente. A ressaca é o seu corpo recuperando-se após ter sido envenenado por álcool e seus metabólitos.
Os sintomas da ressaca variam, mas incluem um ou mais dos seguintes:
  • Dor de cabeça. Geralmente são dores de cabeça pulsáteis, como um tambor batendo dentro do crânio. A intoxicação por álcool parece provocar a dilatação dos vasos sanguíneos do cérebro, que pode contribuir para a cefaléia em algumas pessoas. O álcool também tem efeito em alguns neurotransmissores, elevando o nível de serotonina e histamina que podem desencadear dores de cabeça.
     
  • Desidratação. Ao acordar após uma noite de bebedeira pesada, sua boca está completamente seca. A desidratação é a culpada por isto, e em parte, também pelas dores de cabeça, náuseas e enjôos. O álcool é um diurético, isto significa que ele impede o organismo de liberar um hormônio que retém água. Sudorese, diarréia e vômitos, que podem acompanhar a ressaca, também são fatores associados à desidratação. Os sintomas de desidratação são tontura, mal estar, sede e fraqueza.
     
  • Fadiga. No seguinte ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, você provavelmente estará um trapo. Isto é devido ao efeito negativo do álcool sobre o sono. Apesar de o álcool ser um sedativo, a qualidade do sono é grandemente prejudicada. Pessoas que consomem bebidas alcoólicas tendem a ter dificuldade na manutenção do sono, com despertar freqüente e menor quantidade de sono REM (fase dos sonhos, relacionada ao bom funcionamento físico e emocional).
Estudos publicados recentemente mostraram que tanto a memória, quanto o desempenho psicomotor permanecem prejudicados na manhã após o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, mesmo após os níveis sanguíneos de álcool terem caído para zero.

Prevenção da Ressaca

Antes de a ressaca atacar, você pode tomar algumas medidas para prevenir ou reduzir os danos.
Estratégias que realmente funcionam contra a ressaca:

Escolha sua bebida com cuidadoevite a ressaca: escolhas

Alguns estudos mostraram que bebidas alcoólicas que possuem em sua composição principalmente água e álcool, tais como vodka e gin, produzem menos ressaca.
Enquanto outras bebidas, tais como whisky, conhaque e vinho tinto, geralmente produzem mais ressaca. Mas o que fazer, se você ama cerveja? A cerveja contém relativamente poucos congêneres, substâncias adicionais ao álcool que podem favorecer a ressaca. E quanto à caipirinha? A bebida feita com limão, açúcar e cachaça possui uma quantidade intermediária de congêneres e não é das piores causadoras de ressaca.

Coma antes de beber

evite a ressaca: lanche
O álcool é absorvido mais lentamente quando existe alimento no estômago. Mas o que você deve comer? Alimentos de fácil digestão para não estressar ainda mais o organismo já detonado pelo esforço de processar o álcool. Os campeões: frutas, para reidratar e repor as vitaminas e pão, batata, massas, para obter glicose rapidamente e fornecer energia ao corpo.

Faça intervalos

evite a ressaca: intervalosBeber uma bebida não alcoólica ou mesmo água entre os drinks ajuda a manter o nível de álcool baixo e também o corpo hidratado.


Reponha os fluídos perdidos

evite a ressaca: agua
Antes de colocar a cabeça no travesseiro, beba água ou alguma bebida não alcoolica, mas evite cafeína.




No mais, se joga e aproveita o carnaval!
Beijos!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Farinha de frutas, hortaliças, feijão branco...Qual escolher?

São inúmeras opções de farinha no mercado...Maracujá, linhaça, feijão branco, laranja amarga, berinjela...
Qual escolher?
Cada uma tem sua função, mas podem ser combinadas de acordo com o resultado que se deseja alcançar...São inúmeros benefícios, que incluem auxílio no emagrecimento, diminuição da glicose sanguínea, menor absorção da gordura dos alimentos, dentre outros. Escolha farinhas de qualidade confiável e faça suas compras em lojas especializadas e com boas referências, depois só aproveitar e colher os frutos! Não esqueça que é uma ajuda excelente, mas não exclui o cuidado diário com a alimentação e a prática de exercícios físicos, assim como acompanhamento do médico e nutricionista!




Farinha de linhaça - rica em ômega 3, auxiliando na saúde cardiovascular.


Farinha de berinjela - função hepática


Farinha de banana verde - rica em amido resistente, auxilia na função intestinal, principalmente para quem toma antibiótico e precisa tomar lactobacilos. É excelente para perder aquela barriguinha que tanto incomoda homens e mulheres e serve para saciar a fome, fazendo você comer menos. Facilita a absorção de cálcio, magnésio e zinco, minerais que o aceleram o metabolismo.


Farinha de brócolis - rica em antioxidantes.


Farinha de uva - rica em antocianina, um poderoso antioxidante e ainda diminui o nível de colesterol ruim, o LDL e o aparecimento de varizes.


Farinha de feijão branco - contém faseolamina, bom para os viciados em carboidratos.


Farinha de maracujá - controla glicemia


Farinha de maçã - contém pectina, que promove saciedade


Farinha de laranja - contém citrus aurantium, que acelera o metabolismo local de gordura corporal


Para conseguir todos esses benefícios é preciso beber muita água, pelo menos oito copos por dia.
Se o desejo maior for de emagrecer, o ideal é consumir as farinhas trinta minutos antes das refeições, dissolvendo a farinha em 1 copo de água.
Aproveite!


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Nutricionista, Nutrólogo e Endocrinologista. Qual devo procurar?


Muitas pessoas têm esta dúvida e não sabem qual o tipo de profissional deve procurar para ajudá-lo. Hoje em dia há tantas denominações e especialidades que fica difícil mesmo.

Bom, segue abaixo, as definições dos profissionais citados e as diferenças entre eles:

• Nutricionista é o profissional que cursou por cerca de 4 a 5 anos a faculdade de nutrição e que segundo a legislação é o ÚNICO profissional a prescrever dietas, pois dentre estes 4 a 5 anos dedicou seus estudos apenas à alimentação humana, isso sem contar as possíveis especializações feitas após a graduação. O nutricionista após avaliação nutricional e diagnóstico clínico, prescreve um tratamento dietoterápico (cardápio e deteminadas condutas de acordo com o objetivo), e se precisar lança mão também de suplementos e fitoterápicos. O nutricionista não pode prescrever medicações e nem solicitar internações.

• Nutrólogo é um médico que fez uma especialização em nutrição (pós, mestrado) e após uma prova específica, recebeu a obtenção do título. Ele possui maior conhecimento de nutrição do que outros médicos, e é capaz de avaliar carências de nutrientes no organismo, além de tratar obesidade e infecções gastrintestinais. Como qualquer médico, pode prescrever medicamentos e dar orientações nutricionais (orientação é diferente de prescrição de dietas).

Nenhum médico (nem mesmo o nutrólogo) está legalmente habilitado a prescrever dietas. O nutrólogo se diferencia mesmo do nutricionista no fato de poder prescrever medicamentos e de somente poder dar orientações alimentares gerais, como por exemplo: comer mais frutas, mas sem poder dizer o quanto de fruta aquela pessoa deve ingerir por dia. Já o nutricionista está capacitado para calcular e dizer o que e quanto aquele indivíduo pode comer.

• Endocrinologista é um médico especialista em endocrinologia que tem como principal função, estudar o funcionamento dos hormônios no organismo humano.

As principais áreas de atuação do endocrinologista são: o tratamento de diabetes, obesidade e alterações hormonais em geral (desordens da glândula tireóide, alterações do ciclo menstrual e outras doenças relacionadas à deficiência ou ao excesso de hormônios). Ele não está habilitado a prescrever dietas e assim como o nutrólogo, pode dar orientações alimentares gerais, sem especificações individualizadas e pode prescrever medicamentos.

Fontes de consulta: CFN (CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS ) E ABRAN (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTROLOGIA)

O que é necessário entender é que quando há trabalho em equipe, o paciente pode contar com todos esses profissionais, cada em sua área de atuação e atuando em parceira, ensinado e aprendendo com o outro, em prol do bem estar do paciente.

Fique atento e cuide-se!
Beijos!

Garanta sua energia para curtir o carnaval!

Olá, pessoal!
Carnaval está aí e para quem curte já começou a contagem regressiva! Qual será sua diversão? Blocos de rua, bailes em clubes ou vai sair pela avenida em alguma escola da samba? Seja qual for sua escolha, o melhor é manter a hidratação e evitar alimentos pesados e gordurosos, garantindo dias maravilhosos e perfeitos de folia sem nada para atrapalhar!
Tenha cuidado com o que comer na rua, faça boas escolhas e aproveite cada minuto!







Para não cair na armadilha da má alimentação e ter de parar a brincadeira por causa de uma infecção intestinal, uma desidratação e até uma ressaca, algumas recomendações simples podem ajudar. Nesta época os foliões perdem bastante líquido e gastam energia por causa da alta temperatura e da movimentação em bailes e na avenida sambando. Por conta disso, a regra básica é manter o corpo hidratado com sucos de frutas, água de coco ou água, pois além de estarmos ingerindo líquidos estarão suprindo a falta de minerais. Dê preferência aos sucos no lugar dos refrigerantes.

Para aqueles que gostam de uma cervejinha, o ideal é intercalar um suco ou uma garrafinha de água entre uma latinha e outra.

O que comer no carnaval e onde?
Fazer uma refeição rápida é obrigação durante o baile ou para quem está assistindo aos desfiles. Pode ser um lanche ou uma fruta (se der preferência ao lanche  observe as condições de higiene do local e se os produtos que o compõem estão sob refrigeração). Como se está gastando energia, o certo é comer carboidratos. As barras de cereais são uma boa pedida, pois, além de práticas, são gostosas e possuem em sua composição carboidratos e fibras.

Quem for levar o próprio lanche atenção: O natural e os recheados de molhos, maioneses e frios não são recomendados, pois estragam muito rápido. Fique longe também dos lanches produzidos por locais de procedência duvidosa. Outra restrição é a ingestão de carnes e comidas gordurosas porque demoram mais para serem digeridos e podem causar sonolência e lentidão.

Para quem vai passar os quatro dias longe de casa, a orientação é fazer um bom café da manhã com leite, sucos de frutas e um lanche; almoço simples como uma macarronada e jantar leve. Sempre lembrar que não se pode ficar muito tempo sem comer. O ideal é ingerir algum alimento a cada 3 horas.


Que recomendações saudáveis devemos seguir para os dias de carnaval?

- Beber muito líquido durante a festa;

- Comer a cada três horas;

- Ingerir pequenas porções em várias refeições diárias;

- Evitar carnes e lanches gordurosos;

- Não ficar sem comer para emagrecer;

- Leve barras de cereais;

- Não coma em lugares sem higiene adequada;

- Se for beber álcool, intercale água ou suco de fruta entre um gole e outro;

- Mantenha o estômago com algum alimento, mas não exagere.

- Durma bastante e evite emendar um dia no outro;

- Vista roupas confortáveis e, de preferência, produzidas com tecidos naturais como algodão que permitem a transpiração da pele;

- Vale lembrar também dos cuidados com as doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a aids e a hepatite, por isso o sexo seguro nunca é demais.



http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=483


Se cuide!
Aproveite!
Beijos

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Devo acreditar em "milagres emagrecedores"?

E o fim de semana, como foi? Todos já estão no esquenta do pré-carnaval ou ainda estão pensando em como entrar na fantasia?
Eis a questão! São milhares de dietas e produtos milagrosamente emagrecedores que aparecem todos os dias, pela internet, pelos amigos, pelas revistas em bancas de jornais...Parece que hoje todos resolveram falar -  sem conhecimento técnico - em Nutrição, ou melhor dizendo, em como emagrecer sem entender que isso implica em mudanças nos hábitos de vida. Sempre afirmo para todas as pessoas que tenho contato - sejam pacientes ou não -  dieta não adianta! SIM, ISSO MESMO! DIETA NÃO FUNCIONA! O que adianta é começar um novo estilo de vida, diferente do que teve durante anos e aí sim, ganhar saúde, emagrecer e se MANTER NO PESO. Pensa em "fechar a boca" por 3 meses e depois voltar a comer como sempre fez? Realmente isso não vai funcionar! E não é porque a dieta não foi boa, a nutricionista não atendeu bem ou não passou uma dieta que "servisse", é porque a mudança é para sempre! Não há fórmulas e nem grandes segredos, o que importa é entender que a partir do momento em que se escolhe - sim, é uma escolha - emagrecer essa escolha vem junto com um novo estilo de vida, certamente mais saudável, mais feliz e acima de tudo: sem perder o prazer pela vida e pela comida!
Afinal a alimentação nos remete à bons momentos, amigos, risadas, mesa farta, comida da mãe, tempero da avó, e jamais devemos abandonar isso...Podemos tudo! Sempre com moderação, optando na maioria das vezes por alimentos saudáveis para que seja possível desfrutar,algumas vezes, daquilo que mais gostamos sem culpa ne-nhu-ma!


















Dez sinais de alerta para detectar a pseudo-ciência.

Tenha cuidado se a informação contiver:
recomendações que prometam soluções rápidas
avisos alarmantes sobre os perigos de um simples produto ou regime
afirmações que soam "bom demais para ser verdade"
conclusões simplistas acerca de um estudo complexo
recomendações retiradas de um único estudo
declarações categóricas rebatidas por organizações científicas reconhecidas
listas de alimentos “bons” e “maus”
recomendações realizadas com o objetivo de vender um produto
recomendações baseadas em estudos publicados sem revisão bibliográfica
recomendações obtidas de estudos que não tenham em conta as diferenças entre indivíduos ou grupos.


http://www.eufic.org/article/pt/artid/novidades-sobre-nutricao-saber-interpretar-os-titulos/

E fique atento:

Dietas Milagrosas Não Eliminam os Maus Hábitos;
Dietas Milagrosas Não São Naturais.

Beijos e cuidem-se!



sábado, 11 de fevereiro de 2012

Fazer dieta só de segunda a sexta não funciona para quem quer emagrecer

Fechar a boca durante a semana e liberar a gula no fim de semana. Essa é a estratégia de muita gente para manter a forma. A matemática, porém, pode não funcionar para quem deseja perder peso, como explica a nutricionista carioca Bia Rique, autora do livro “Comer para Emagrecer” (Ed. Casa da Palavra), que acaba de ganhar nova versão, ampliada. A dica para não cair na armadilha? Um pouco de planejamento.

Rique esclarece que um quilo de gordura equivale a 7.700 calorias. Isso significa que, se você comer 770 calorias a menos do que gasta por dia, em dez dias terá um déficit de 7.700 e terá perdido um quilo. No caminho inverso, se você come 770 calorias além do que gasta terá ganhado um quilo após dez dias.

A nutricionista alerta que essa necessidade de “liberdade total” no sábado e no domingo pode colocar todo o esforço dos outros dias a perder. “O fato é que a nossa capacidade de comer muito e criar um superávit é maior no fim de semana do que a capacidade de economizar calorias e criar um déficit calórico durante os dias de semana”, comenta.

Para mostrar o quanto é fácil extrapolar em um jantar festivo no sábado, por exemplo, ela dá o exemplo de um cardápio comum e suas calorias:


- 4 colheres de sobremesa de amendoim: 180 kcal

- 3 fatias longas de queijo brie: 360 kcal

- 3 fatias médias de queijo camembert: 360 kcal

- 12 fatias bem finas de queijo ementhal: 360 kcal

- 12 torradinhas finas de pão francês: 160 kcal

- 15 torradinhas finas de pão árabe: 80 kcal

- 2 taças de vinho: 220 kcal


Total: 1.720 kcal


Uma pessoa que está de dieta quase sempre precisa comer menos do que isso durante um dia inteiro para perder peso. Qual o conselho da nutricionista, então? Planejar, sempre. Isso significa comer uma boa salada antes de sair de casa e, na festa, pensar no que se vai consumir antes de começar o banquete. Assim, o jantar acima poderia ser substituído por:


- saladinha crua temperada: 100 kcal

- um quarto de baguette (50g): 160 kcal

- 3 fatias longas de queijo brie: 360 kcal

- 2 taças de vinho: 220 kcal


Total: 840 kcal


A segunda opção pode muito bem caber em uma dieta, se as outras refeições do dia também forem balanceadas. E o melhor: não é preciso abrir mão do pão, nem do queijo, e nem mesmo do vinho. “Não se pode esquecer do prazer de comer; quanto mais você fugir desse prazer, maior vai ser a autossabotagem depois”, ensina a nutricionista, que também defende a substituição do termo “dieta” por “filosofia nutricional”.

No livro, ela ensina que é fundamental deixar a geladeira bonita e cheia de opções saudáveis. Uma das alternativas para se investir antes de sair para um jantar são os “crudités” (que em francês significa “vegetais crus”) com molho de iogurte, úteis também para os momentos de ansiedade em que dá vontade de beliscar alguma coisa. Veja a receita:
Crudités coloridos com molho de iogurte


Ingredientes dos crudités


- 1 xícara de tomates-cereja

- 1 colher (chá) de azeite para temperar o tomate

- 1 colher (sopa) de manjericão para temperar o tomate

- ½ xícara de tiras de aipo

- 1 xícara de pepino japonês

- 1 xícara de cenoura baby inteira crua

- ½ xícara de tiras de pimentão amarelo

- ½ xícara de tiras de pimentão vermelho


Modo de preparo: tempere os tomates-cereja com o azeite e o manjericão e reserve no refrigerador. Coloque as tiras de aipo e pepino em uma taça, os tomates-cereja em outra e os outros vegetais em outras distintas. Cubra todas as taças com papel-filme mantendo-as sempre na geladeira.


Ingredientes do molho


- ½ copo de iogurte natural desnatado

- 2 colheres (sopa) de leite desnatado

- 1 colher (café) de molho inglês

- 1 colher (café) de mostarda

- 1 colher (café) de suco de limão

- 1 pitada de sal (opcional)


Modo de preparo: em um recipiente fundo, misture todos os ingredientes até formar uma mistura homogênea. Conserve sob refrigeração em recipiente tampado até a hora de servir.


“Comer para Emagrecer”


Bia Rique


Casa da Palavra


280 páginas


R$ 29,90