quinta-feira, 26 de abril de 2012

26 de abril: Dia Nacional de Combate à Hipertensão!

Olá, galerinha!


Hoje é o dia nacional do combate à Hipertensão, doença também chamada de pressão alta e que ataca os vasos sangüíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins.   Dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira mostram que a hipertensão arterial atinge 22,7% da população adulta brasileira. Entre as mulheres, a condição é mais comum (25,4%) do que entre os homens (19,5%).

A hipertensão acontece quando a pressão sanguínea se mantém com frequência acima de 140 por 90 milímetros de mercúrio (mmHg). Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles:

- fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física;
- além desses fatores de risco, sabe-se que sua incidência é maior na raça negra, aumenta com a idade, é maior entre homens com até 50 anos, é maior entre mulheres acima de 50 anos, é maior em diabéticos;
A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. É imprescindível adotar um estilo de vida saudável:



- manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
- não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
- praticar atividade física regular;
- aproveitar momentos de lazer;
- abandonar o fumo;
- moderar o consumo de álcool;
- evitar alimentos gordurosos;
- controlar o diabetes.


Bjs

Melhore sua alimentação

Olá, pessoal!
Faça algumas trocas e melhore -e muito!- sua alimentação!


A alimentação certa para quem vive na correria do dia a dia não significa evitar o que se adora comer ou viver em restrição. A boa nutrição envolve conhecer comidas deliciosas que são ainda melhores para sua saúde. E é fácil dar um salto de qualidade na dieta substituindo alimentos que já são saudáveis por outros que ofereçam ainda mais benefícios para sua saúde e performance.
TROQUE Bebidas esportivas
POR Leite desnatado
QUANDO? Em casa, após uma série de exercícios
POR QUÊ? Depois de se exercitar, é delicioso se refrescar com uma bebida esportiva. O leite desnatado é uma boa fonte de proteínas e carboidratos de qualidade, além de ser absorvido rapidamente. Estudos indicam que o leite exerce melhor a tarefa de acelerar nossa recuperação e aumentar o tempo em que chegaremos à exaustão no próximo treino. Ele também repõe aminoácidos e sais minerais perdidos na transpiração. Por isso, pode fazer o papel de repositor de líquidos após a atividade física.
TROQUE Amendoim
POR Amêndoa, castanha-do-pará e castanha de caju
QUANDO? No lanche das 11h
POR QUÊ? A troca de um pacotinho de amendoim pela mesma quantidade dessas outras oleaginosas é bem melhor para regular os níveis de glicose no sangue ao longo da primeira metade do dia. Quando consumidas juntas, as três são mais completas em termos proteicos e são uma fonte de energia mais duradoura que açúcar e carboidratos.
TROQUE Mel
POR Xarope de agave
QUANDO? Para dar vida longa ao café da manhã
POR QUÊ? Você adora espalhar mel na banana picada, no cereal e em tudo que vê pela frente? Faz sentido, já que ele é docinho e fornece energia. O agave é extraído de um cacto e tem mais frutose (que tem baixo índice glicêmico) que o açúcar. Isso limita os picos repentinos de glicose e, consequentemente, a queda de energia." O xarope de agave é 100% natural e não altera o sabor dos alimentos.
TROQUE Batata
POR Batata-doce
QUANDO? Quando precisar de um almoço farto
POR QUÊ? Essa parente doce da batata tem menor índice glicêmico. Isso quer dizer que esse carboidrato é processado mais lentamente pelo organismo e não induz picos nos níveis de açúcar ou na liberação de insulina. Ela também contém mais antioxidantes para fortalecer o sistema imunológico.
TROQUE Café expresso
POR Café coado
QUANDO? Quinze minutos antes do treino
POR QUÊ? Presente no café, a cafeína estimula o metabolismo e ajuda a emagrecer. Estudos indicam que o consumo de 2 a 3 xícaras de café antes do treino ajuda a evitar dores musculares e estimula o corpo a usar mais a gordura que carboidrato como fonte de energia. Mas prefira o café de coador. Os filtros de pano ou papel impedem a passagem das gorduras dos grãos, que podem elevar as taxas do mau colesterol [LDL] no sangue.
TROQUE Azeite de oliva
POR Óleo de semente de linhaça
QUANDO? Para temperar a salada
POR QUÊ? Dá suporte aos seus ligamentos. O óleo de semente de linhaça tem bem mais ácidos graxos ômega 3 que o azeite de oliva extravirgem. O ômega 3 ajuda a manter a saúde e a estrutura das juntas, o que é essencial durante os exercícios. Seu sabor é leve e com toque acastanhado. Guarde na geladeira, pois estraga com facilidade se exposto a luz e calor.
TROQUE Cereal de flocos de milho açucarado
POR Aveia
QUANDO? Antes de sair para o trabalho
POR QUÊ? Por ser repleta de carboidratos de liberação lenta (que mantêm seus níveis de energia por mais tempo), ao contrário dos cereais matinais cheios de açúcar. Ao mesmo tempo, a aveia tem menos fibras que os cereais integrais industrializados — ou seja, diminui as chances de você ter um desconforto intestinal. Vale misturar com um pouco de amêndoa, morango picado e xarope de agave.
TROQUE Pão preto
POR Pão integral
QUANDO? Nos sanduíches
POR QUÊ? A maioria desses pães pretos não passa de pães brancos cheios de corante. Ao escolher pães com grãos e sementes visíveis, você vai saber que está consumindo mais fibras, que ajudam na digestão e reduzem o risco de um câncer de cólon.
TROQUE Ervilhas
POR Couve-manteiga
QUANDO? Como acompanhamento no jantar
POR QUÊ? Ao substituir os legumes comuns por hortaliças com folhas de tons verde-escuros, como espinafre e couve, você aumenta o consumo de magnésio, benéfico ao coração. O magnésio é vital para um bom relaxamento muscular e, portanto, é capaz de combater a síndrome das pernas inquietas, ou contrações musculares involuntárias.
TROQUE Barrinhas energéticas
POR Oleaginosas e frutas secas
QUANDO? Para evitar a sonolência à tarde
POR QUÊ? Uma porção de oleaginosas [castanhas, nozes, etc.] contém gorduras saudáveis e muita fibra Frutas secas contêm bastante açúcar, é verdade, mas suas fibras reduzem o índice glicêmico desses alimentos. Sem contar as vitaminas e sais minerais, que geralmente não existem nas barrinhas. Quer praticidade? Compre um mix de frutas secas e oleaginosas. Tem prontinho nos supermercados.
TROQUE Alimentos brancos
POR Alimentos coloridos
QUANDO? Para toda a eternidade
POR QUÊ? Nas frutas, verduras e legumes, o colorido é sinal de mais fitoquímicos, substâncias que reduzem a inflamação muscular. No caso das fontes de proteínas, a cor significa menos gorduras e açúcares e mais nutrientes essenciais, como o ferro. E sim, infelizmente o que chamamos de alimentos brancos são delícias como pão francês, pão doce e outros produtos de padaria, que possuem alto índice glicêmico: causam picos e consequentes quedas bruscas nos seus níveis de glicose e, também, de energia. Resultado: você logo fica com fome novamente.
Fonte (com adaptações): http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/comida-bebida/noticias/30-trocas-para-deixar-a-sua-alimentacao-saudavel?page=7&slug_name=30-trocas-para-deixar-a-sua-alimentacao-saudavel
Bjs


quinta-feira, 19 de abril de 2012

Probióticos e prebióticos

Olá, pessoal!





Vocês sabem o que são alimentos probióticos e prebióticos?

Os nomes são estranhos, mas, acredite, eles são parceiros indispensáveis para quem quer ter uma saúde de ferro!

Dentro da Ciência da Nutrição, sempre há novidades sobre a alimentação. Felizmente, cada vez mais se descobrem alimentos que desempenham funções benéficas ao organismo humano, como prevenção de doenças, proteção de órgãos e tecidos, manutenção das reações básicas, entre outros.
Esses alimentos são chamados alimentos funcionais.

De acordo com a ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária - propriedade funcional é aquela relativa ao papel metabólico ou fisiológico que o nutriente ou não nutriente tem no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo humano.

Os alimentos prebióticos são alguns tipos de fibras alimentares, ou seja, carboidratos não digeríveis pelo nosso corpo. Isto é, possuem uma configuração molecular que os torna resistentes à ação de enzimas. Esse tipo de fibra possui as seguintes funções:
  • Ajuda na manutenção da flora intestinal;
  • Estimula a motilidade intestinal (trânsito intestinal);
  • Contribui com a consistência normal das fezes, prevenindo assim a diarréia e a constipação intestinal por alterarem a microflora colônica por uma microflora saudável;
  • Colabora para que somente seja absorvido pelo intestino as substâncias necessárias eliminando assim o excesso de glicose (açúcar) e colesterol, favorecendo, então a diminuição do colesterol e triglicérides totais no sangue;
  • Possui efeito bifidogênico, isto é, estimulam o crescimento das bifidobactérias. Essas bactérias suprimem a atividade de outras bactérias que são putrefativas, que podem formar substâncias tóxicas.
Exemplos de prebióticos são: frutoologosacarídeos (FOS) e a inulina. Os FOS são obtidos a partir da hidrólise da inulina. Os frutooligosacarídeos estão presentes em alimentos de origem vegetal, como cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo, mel e cerveja. A inulina é um polímero de glicose extraído principalmente da raiz da chicória. Ela se encontra também em alho, cebola, aspargos e alcachofra. A inulina extraída da chicória é produzida comercialmente e pode ser consumida por diabéticos como substituto do açúcar por conter de 1 a 2 kcal/g.

Os probióticos são outro tipo de alimentos considerados funcionais. São microorganismos que, quando ingeridos, exercem efeitos benéficos para a saúde. Esses organismos são adicionados aos alimentos, como os leites fermentados, por exemplo.

As mais conhecidas bactérias que exercem essa função são as Bifidobacterium e Lactobacillus, em especial Lactobacillus acidophillus. Elas agem produzindo compostos como as citoquinas e o ácido butírico que são antimicrobianos e antibacterianos, ou seja, favorecem a presença de bactérias benéficas ao organismo e diminuem a concentração de bactérias e microorganismos indesejáveis. Outra maneira de proteger a mucosa intestinal é metabolizar as fibras presentes e transformá-las em ácidos.

Dessa forma, no meio ácido há uma diminuição na concentração de bactérias patogênicas e putrefativas, que provocam doenças e gases. Outras funções:

Os probióticos aumentam de maneira significativa o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos porque há um aumento dos níveis de vitaminas do complexo B e aminoácidos. Absorção acrescida de cálcio e ferro;

Fortalecimento do sistema imunológico, através de uma maior produção de células protetoras e, particular importância para os indivíduos com intolerância à lactose, devido ao aumento de uma enzima que facilita a digestão da lactose.

A manutenção do equilíbrio da flora intestinal é muito importante para o nosso organismo. Dessa maneira, a alimentação assume papel influente através da ingestão de alimentos que proporcionem o desenvolvimento no intestino de bactérias saudáveis.

Os prebióticos e probióticos têm esta função e o consumo destes alimentos deve ser estimulado. No entanto, é importante saber que uma vida saudável está relacionada não somente com os alimentos que são ingeridos, mas também com o estilo de vida, a hereditariedade, influência do meio ambiente e atividade física. Assim, é fundamental perceber que uma boa saúde não depende somente de alimentos funcionais e sim de vários fatores que juntos proporcionam uma vida saudável.

Cuide-se, beijos!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Obesidade bate recorde no país

Olá, pessoal!

Viram a divulgação do novo estudo (chamado de Vigilância de Fatores de Risco) do Ministério da Saúde sobre obesidade nas últimas notícias?
São dados alarmantes!

A taxa de obesidade bateu recorde histórico no Brasil, alcançou a marca de 15,8% da população, cerca de 30 milhões de pessoas.  Além da obesidade, também foram divulgados os números de sobrepeso, quando os ponteiros da da balança estão em desacordo com a altura (quando o Índice de Massa Corporal ou IMC é maior do que 25). Esta condição já aumenta o risco de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares, e afeta quase metade da população, 49% do total.



O número de mulheres obesas é maior do que o de homens, mas na categoria de sobrepeso são eles que disparam as estatísticas, com 52% de homens com sobrepeso, fator esse que neles começa bem cedo, visto que na faixa de 18 a 24 anos, 29,4% já estão nessa situação. Os dados são ruins também para as mulheres, 45% apresentam sobrepeso.

A pesquisa demonstrou a forte ligação entre escolaridade, excesso de peso e os hábitos alimentares e de prática de atividade física dos brasileiros. Mais da metade (52%) da população com menos de oito anos de estudo está acima do peso.

A escolaridade, no entanto, tem efeito contrário quando o recorte é feito por sexo. Entre os homens mais escolarizados (mais de 12 anos de estudo), 60% estão com excesso de peso e 17% estão obesos. A taxa cai para 51% e 16% entre os menos escolarizados.

Com as mulheres, o fenômeno é inverso. Quanto mais escolarizadas e, segundo o ministério, com mais acesso a informação, mais magras são elas. Entre aquelas com mais de 12 anos de estudo, 35% estão fora do peso ideal e 11% obesas. O número de sobrepeso sobe para 52% entre as menos escolarizadas e, de obesidade, para 20%.

Porto Alegre é a capital com mais pessoas com sobrepeso. Em relação à obesidade, o Rio de Janeiro (sim, acreditem se quiser!) é a capital com maior número de obesos. Apesar do espanto de todos em relação ao Rio, cidade do culto ao corpo, ser a que tem mais obesos, vale destacar que os corpos lindos e sarados se restringem aos 10% da população que mora perto das praias (Copacabana, Ipanema...), nas outras regiões fluminenses, o aumento do excesso de peso disparou! Tudo resultado do aumento da renda das classes C e D e o (mau) hábito de adquirir produtos mais calóricos e menos saudáveis, além do fato de 2 litros de refrigerante muitas vezes custar menos que 1 litro de leite! (Triste!)

Bom, pessoal, o resultado para tudo isso nós já sabemos, não é? Alimentação rica em gordura e carboidratos refinados, altamente calórica, com excesso de proteínas e sedentarismo. Portanto, invista numa alimentação rica em frutas, verduras, proteínas magras e carboidratos integrais e mexa-se! Saia desse sofá!

Beijocas!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Dieta detox

Olá, pessoal!


Imagino que vocês já leram ou ouviram falar da dieta Detox, não é? Sabem para que serve? Não?! Então, vamos lá!

O que você precisa saber é que todos nós deveríamos, de tempos em tempos, fazer uma dieta Detox, levando-se em conta que a detoxificação é a eliminação pela urina, suor e fezes de substâncias consideradas tóxicas ao organismo, acumuladas em todas as células do corpo e principalmente no fígado e intestino. Então a dieta Detox serve para  promover a eliminação de substâncias consideradas tóxicas ao organismo, que podem gerar danos ao organismo e alterar os processos metabólicos do corpo, substâncias essas que chegam até nós por poluição, agrotóxicos, corantes, aditivos e gorduras trans utilizados nos alimentos, além do alto consumo de produtos industrializados.


Um organismo intoxicado pode apresentar os seguintes sintomas: dores de cabeça, fadiga, dores musculares, indigestão, tremores, constipação, anemia, tonturas e depressão, e por meio de uma dieta de desintoxicação esses sintomas podem ser reduzidos e até mesmo eliminados.  

A dieta consiste na eliminação de alimentos e bebidas ricos em gorduras, açúcar e sódio e no consumo de alimentos naturais, rico em fibras, vitaminas e minerais, que já levam ao menor consumo calórico podendo levar a consequente perda de peso.
Também pela hidratação, com o aumento do consumo de água, chás e sucos diuréticos, que ajudam na eliminação de líquidos que ficam retidos no organismo.
Uma dieta detox em geral auxilia no correto funcionamento intestinal, na eliminação de líquidos, na aceleração do metabolismo aumentando o gasto calórico, confere uma maior sensação de saciedade e diminui o apetite por doces pelo aumento do consumo de fibras e melhor nutrição do organismo. Todos esses fatores contribuem tanto para redução quanto para manutenção do peso.

Além disso, diminui o estímulo a liberação de cortisol, fazendo com que o corpo não lute contra o processo de emagrecimento. (Importante destacar que quando emagrecemos, nossas células liberam toxinas para o sangue, fazendo com que haja estresse no organismo. Esse estresse promove a liberação de cortisol, que por sua vez, aumenta a gordura corporal, gerando um ciclo vicioso. A dieta de detox é importante para esse ciclo ser quebrado e a pessoa conseguir emagrecer de maneira efetiva e saudável).

Durante esta dieta, são eliminados da dieta, alimentos como: gorduras saturadas e frituras, alimentos industrializados, alimentos com glúten e lactose, ovo, açúcares (inclusive adoçantes industrializados) e o álcool. Além disso, o consumo de produtos a base de cafeína, como cafés e chás mate, devem ser evitados ou ingeridos com moderação, carnes vermelhas e frangos, devem ser consumidos com menos freqüência e o sal, deve ser diminuído da dieta.

O ideal é fazer esta dieta de 3 a 8 semanas. Não deve ser fazer o uso dela por mais tempo que o determinado pelo profissional, pois esta dieta se for feita de forma incorreta, pode comprometer a sua saúde. Os alimentos mais indicados para serem consumidos durante a dieta ‘’detox’’ são:

- Arroz Integral, quinua e aveia;
- Leguminosas, como o grão de bico e a lentilha.
- Peixes (que não sejam preparados fritos)
- Frutas, legumes e verduras, de preferência orgânicos
- Chá de erva
- Alimentos antioxidantes como cebola, alho, suco de uva, cerejas

Normalmente as suplementações são indicadas para as dietas detox, porque as ofertas de nutrientes pode não atender as necessidades individuais. Alem disso, a suplementação de fibras e próbioticos são comuns, para facilitar o crescimento da flora intestinal benéfica.

Vale ressaltar que o principal objetivo dessa dieta é eliminar as toxinas acumuladas no organismo, a perda de peso é consequência!

Beijos!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Dicas de compras sem susto para a Semana Santa!

Olá, pessoal!

A Anvisa disponibiliza diversas informações sobre alimentos em seu site, sempre muito úteis e com linguagem voltada para o consumidor. Essa semana, pensando nas comemorações em família, a Anvisa disponibilizou dicas preciosas voltadas não só para a Semana Santa, como para todo o ano. Nessa caso específico, as dicas são ótimas porque priorizam os alimentos que todos nós compramos durante essa semana, como peixe fresco, chocolate, bacalhau...
Adorei a linguagem fácil e ao fazer a descoberta resolvi compartilhar com vocês!
Boas compras e linda Páscoa para todos, com tudo que tem direito...Chocolate, bacalhau, churrasco, carinho, afago entre os familiares, sem jamais esquecer de não exagerar e do verdadeiro motivo de tanta comemoração:  a ressurreição de Jesus Cristo!



Curtam o link e cliquem em cada barrinha colorida para descobrir as informações!
http://www.anvisa.gov.br/hotsite/alimentos/index.htm


Beijos!

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ansiedade, transtornos e obesidade

Olá, pessoal!


A ansiedade é uma das maiores dificuldades e o maior obstáculo para quem está querendo emagrecer. Pode estar diretamente relacionada com os Transtornos Alimentares, levando ao quadro de obesidade.
A obesidade, segundo muitos profissionais da área da saúde, é o resultado da combinação de fatores genéticos e ambientais, ou seja, "é uma condição médica geral, decorrente de multifatores causais, caracterizada, do ponto de vista psicopatológico, como uma identificação de atitudes não saudáveis na pessoa que hipervaloriza o alimento, levando-a ao sofrimento psicológico".

Adultos obesos, que já tiveram histórico de obesidade em suas infâncias, muitas vezes, apresentam o que é chamado de Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica(TCAP), onde, o indivíduo ingere, sem controle, grandes quantidades de alimento, sentindo posteriormente, grande culpa por esse ataque. O comer compulsivo não é provocado por fome ou prazer, se tornando, muitas vezes, um mecanismo de defesa que evita sentimentos de solidão, fracasso e abandono. 

Por exemplo, a pessoa está ansiosa e come para aliviar sua ansiedade. Imediatamente há a gratificação com o alívio da ansiedade, que é relacionado com o ato de comer, mas passado algum tempo, sente culpa pela falta de controle por ter comido exageradamente. Isso a fará com que coma de novo, pois registrou em sua mente que a comida tem a capacidade de aliviar o que sente. É um círculo vicioso que pode ser rompido através da conscientização, tanto dos seus sentimentos, como dos comportamentos compulsivos.  

Pessoas com comportamentos compulsivos sentem angústia ou ansiedade na ausência ou na impossibilidade em realizar a atividade compulsiva, fazendo com que se torne dependente dessas atitudes, podendo reservar um tempo significativo para tais realizações e comprometendo muitas vezes o trabalho, a vida familiar, afetiva etc. Comer é um comportamento universalmente tido como prazeroso, mas também pode se tornar fonte de frustrações, arrependimentos e preocupações para muitas pessoas.

O tratamento nesses casos, deve ser multiprofissional, envolvendo médicos, psicólogos, nutricionistas, onde o indivíduo, para emagrecer e permanecer magro deve mudar seu comportamento alimentar, reeducando seus hábitos, identificando e desvinculando a ansiedade do comportamento alimentar.

Segundo certos autores, existem algumas características de personalidade que dificultam o tratamento:
Impaciência
Intolerância à frustração
Rigidez com resistência à mudança
Perfeccionismo acompanhado de decepção por não conseguir como quer e quando quer
Dificuldades em pedir e receber ajuda profissional

Lembrando que grande parte das crianças obesas se tornarão adultos obesos, fica um alerta principalmente aos pais: a prevenção é fundamental.

Para isto, aqui vão algumas dicas:
Fique atento no comportamento de sua criança
Observe suas reações(da criança) diante de determinadas situações
Ajude-a sempre a identificar e nomear seus sentimentos, notando o que a leva à comida
Oriente-a para que mastigue bastante o alimento e sinta o seu sabor
Jamais use a comida como forma de gratificação ou castigo
Procure ajudá-la em sua dieta não oferecendo muitos doces ou frituras
Incentive, desde cedo, a prática de esportes
Acima de tudo, seja um bom exemplo para seus filhos, mostrando que você é o primeiro a adquirir hábitos saudáveis

Se cuida!
Beijos!

Compulsão alimentar

Olá, pessoal!

 Durante as consultas e os bate-papos como nutricionista, identifico que é cada vez mais comum a existência dos comedores compulsivos. Mas o que é compulsão alimentar (também chamado de transtorno compulsivo periódico)?

A compulsão alimentar é o ato de ingerir uma quantidade de alimentos significativa maior que a maioria das pessoas consumiria em um curto período de tempo.

Geralmente as pessoas estão sozinhas e sentem-se deprimidas e culpadas depois do ato da compulsão alimentar,mas o indivíduo não provoca vômitos ou algum outro método purgativo.

Pessoas que beliscam pequenas quantidades de alimentos o dia todo, não se encaixam nesta categoria. A pessoa com compulsão alimentar alimenta-se em um período delimitado, chamado episódio de compulsão alimentar.

Muitas pessoas acham que tem compulsão alimentar por consumir doces em excesso, guloseimas, por desejarem consumir pão à noite, etc. Isto não é caracterizado como compulsão alimentar, ou transtorno compulsivo alimentar periódico.


Sentir vontade de comer 1 pedaço de torta de chocolate e até repetir este pedaço é um momento que todos tem o direito de fazer, de vez em quando, sem culpas, mas no comer compulsivo a pessoa não consome apenas isso, mas vários outros alimentos e em quantidades enormes, não mastiga direito, não sente o gosto do que está comendo, não consegue parar de comer, mesmo já estando saciada e em período pequeno de tempo.

Dentre os transtornos alimentares já existentes, como a anorexia nervosa e a bulimia nervosa, há uma nova categoria a ser definida, denominada TCAP (Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica).

Para o diagnóstico do TCAP são levados em conta os seguintes critérios:

1) Episódios recorrentes de compulsão alimentar. Um episódio de compulsão alimentar é caracterizado por ambos os seguintes critérios:

  • ingestão, em um período limitado de tempo (por exemplo, dentro de um período de duas horas), de uma quantidade de alimentos definitivamente maior do que a maioria das pessoas consumiria em um período similar, sob circunstâncias similares;
  • um sentimento de falta de controle sobre o episódio (por exemplo, um sentimento de não conseguir parar ou controlar o que ou quanto se come).

2) Os episódios de compulsão alimentar estão associados a três (ou mais) dos seguintes critérios:

  • comer muito e mais rapidamente do que o normal;
  • comer até sentir-se incomodamente repleto;
  • comer grandes quantidades de alimentos, quando não está fisicamente faminto;
  • comer sozinho por embaraço devido à quantidade de alimentos que consome;
  • sentir repulsa por si mesmo, depressão ou demasiada culpa após comer excessivamente.

3) Episódios recorrentes de compulsão alimentar

4) A compulsão alimentar ocorre, pelo menos, dois dias por semana, durante seis meses.

5) Acentuada angústia relativa à compulsão alimentar.

6) Compulsão alimentar não está associada ao uso regular de comportamentos compensatórios inadequados (por exemplo, purgação, jejuns e exercícios excessivos), nem ocorre durante o curso de anorexia nervosa ou bulimia nervosa.

A pessoa que tem compulsão alimentar consome uma determinada quantidade de calorias em um dia, no dia seguinte come normalmente, no outro volta a ter episódio de compulsão alimentar, e esta oscilação poderá comprometer o metabolismo e favorecer o depósito de gordura, levando à obesidade.

O tratamento deve acontecer com uma equipe multidisciplinar, envolvendo médicos, psicólogos e nutricionistas.

A nutricionista faz um trabalho de reeducação alimentar com o indivíduo, conscientizando da importância de comer adequadamente, tendo uma alimentação fracionada, além de tratamento com psicólogo e psiquiatra.

O psicólogo estará detectando os fatores psicológicos que podem estar favorecendo os episódios de compulsão alimentar. E se necessário o médico indicará a medicação correta.