quarta-feira, 6 de junho de 2012

Dieta pós-parto

Olá, pessoal! O assunto de hoje é todo voltado para as mamães que acabaram de ter seu bebê...Bate aquele desespero...O bebê está aí, lindo e saudável, mas parece que você ainda está com 5 meses de gestação...A barriga não vai embora e os quilos extras menos ainda....
Não se desespere! Lembre-se que seu corpo passou - e continua passando na fase da amamentação - por inúmeras alterações hormonais...Normal você estar com quilos a mais e inchada!



A primeira guerra a ser declarada com todo esse excesso que ficou é amamentar! Quando a mulher dá de mamar, produz o hormônio ocitocina, que provoca a contração do útero e estimula o retorno ao tamanho normal. Sem falar que o aleitamento consome cerca de 700 calorias por dia, o mesmo que uma hora de corrida.

É aí que entra a segunda guerra: seguir um cardápio saudável para estimular a produção de leite e perder o peso que está sobrando. Então, nada de se atirar de cabeça na canjica. O importante para a mulher que está amamentando é consumir nutrientes necessários para a saúde sem adicionar calorias na dieta.
 Depois do primeiro mês do parto, é esperada uma perda de peso gradual de 1 quilo por mês, se não houver exageros. Os alimentos indispensáveis no cardápio da mãe passam longe da lista dos ingredientes engordativos.


A verdade é que quem amamenta sente uma fome danada. Se você não quer ganhar mais do que perder:

• Evite sobremesas doces, principalmente as que levam cremes (tortas, pavê e bolos recheados).
• Não pule refeições! Depois de horas em jejum, a tendência é exagerar na comida.
• Consuma 1 col. (sobremesa) de linhaça nos sucos, frutas e sopas. A linhaça aumenta a saciedade e dribla o apetite.
• Se der vontade de comer doce, consuma uma fruta cozida ou doce de frutas (bananada ou goiabada) de preferência sem açúcar.
• Evite as sopas de pacote: elas contêm alta quantidade de sódio e estimulam a retenção de líquidos. 


Nesse período, os nutrientes essenciais são:

Proteína: é a base para a produção de leite e deve ser consumida no almoço e no jantar. Opte por peixes, aves, carnes magras, ovo, ervilha, feijão e lentilha.

Ômega 3: importante para o desenvolvimento mental e visual do bebê. Inclua salmão, atum, sardinha e linhaça.

Vitamina B6: ajuda na absorção adequada das proteínas. Presente nos cereais integrais, verduras verdes-escuras (rúcula agrião, couve, espinafre), batata e banana.

Cálcio: fortalece os ossos e dentes e promove o bom funcionamento dos nervos e músculos. Consuma iogurte e leite desnatados, ricota, cottage, vegetais verdes-escuros, semente de girassol e gergelim cru.

Vitamina C: aumenta as defesas contra infecções. Abuse das frutas e legumes.

Saiba que a dieta só pode "apertar" um pouco mais, quero dizer, ficar mais restritiva,só após o fim da amamentação...Então nada de dietas de 1500 calorias enquanto estiver amamentando... Não tente apressar as coisas, entenda que seu corpo só deverá voltar ao normal dentro de 1 ano!

Cuide-se!
Beijos! :-)