sábado, 16 de março de 2013

Sua alimentação pode interferir na qualidade do seu sono

Olá, seguidores!

Com essa vida corrida com múltiplas tarefas e às vezes pouco tempo para descansar, uma boa noite de sono alivia bastante a tensão, não é? Mas se o pouco sono que resta não for de qualidade? Em geral, sabemos que aqueles que afirmam ter entre sete e oito horas de sono diariamente são os mais propensos a apresentar uma saúde melhor e mais bem-estar.


 É confirmado por estudos científicos que dormir pouco aumenta as chances de desenvolver as doenças crônico-degenerativas, como Diabetes, Hipertensão e Doenças Cardiovasculares. Vamos ajudar a melhorar a qualidade do sono com a alimentação?


Sabemos que a alimentação é a principal responsável pelo bom funcionamento do organismo. No entanto, você já parou para pensar que tudo o que você come também pode influenciar o seu sono? Se relacionarmos o número de ingestão de calorias com as horas de sono, chegamos à seguinte conclusão: quem consome mais calorias tem um curto período de sono e quem consome menos calorias, temos o que chamamos de descanso longo, são os dorminhocos que conseguem alcançar mais de 9 horas de sono por noite!
As pesquisas mostram, ainda, que determinados nutrientes podem interferir no sono. Quem tem uma alimentação mais variada e equilibrada, consegue manter um sono padrão, dentro do recomendado de 7 a 8 horas de sono por noite. Os que consomem menos água e carboidratos se encaixam na faixa do sono curto e os que consomem mais álcool e um aminoácido chamado colina, presente em carnes e ovos, dormem demais, são os dorminhocos.

Como se alimentar de maneira a ter uma boa noite de sono?

Evite exageros. A comilança noturna — seja qual for o nutriente que prevaleça no seu prato — definitivamente não deixa ninguém dormir direito. À noite nosso metabolismo se desacelera e o corpo como um todo — os batimentos cardíacos, o ritmo da respiração e o processo digestivo — passa a funcionar mais lentamente. Daí que os excessos à mesa fatalmente vão resultar em um tremendo desconforto abdominal, capaz de tirar o sono de qualquer um.

Então, se bateu aquela vontade de comer macarronada, ceda à tentação, mas com parcimônia. E, muito importante, jante cerca de três ou quatro horas antes de ir para a cama.
O bife suculento é irresistível para os fãs de carne vermelha. É o seu caso? Deixe para se deliciar com ele no almoço. Caso contrário, o risco de ter um sono interrompido ou até mesmo passar a noite em claro é grande.

Lembre-se: intestino sobrecarregado é igual à desconforto de sobra, justamente na hora que você precisa relaxar pra valer.