quinta-feira, 16 de maio de 2013

Nutricosméticos: conheça as famosas pílulas da beleza!

Olá, pessoal!



Seguir uma alimentação equilibrada é o método mais recomendado para quem deseja evitar doenças e prevenir o envelhecimento, Isso porque as vitaminas e os minerais contidos nos alimentos ajudam a combater os radicais livres, moléculas que degeneram as células sadias do nosso organismo.Nesse pacote vem boa forma, disposição, bem estar, corpo em equilíbrio...Mas sabemos também que alguma coisa pode fugir disso, porque a maioria das pessoas não consome a quantidade suficiente de nutrientes capaz de oferecer proteção total. E o cabelo, a pele e unhas podem precisar de ajuda...

Os nutricosméticos, também conhecidos com pílulas da beleza, são suplementos que tem a finalidade de nutrir a pele de dentro para fora. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) enquadra os produtos nutricosméticos na categoria de alimentos funcionais, porque produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos por meio da atuação de um nutriente na manutenção do organismo. Contém princípios ativos especiais, como vitaminas, minerais, antioxidantes, capazes de prevenir o envelhecimento das células, ervas e aminoácidos, que previnem o envelhecimento, a queda capilar, fortalecimento das unhas, diminuição de rugas e até celulite.



As substâncias que mais aparecem na fórmula dos nutricosméticos são as vitaminas C, E e B12; os minerais cobre, zinco, silício; substâncias antioxidantes, como licopeno (retirado do tomate), chá verde, cacau, resveratrol (encontrado na uva), picnogenol (extraído da casca do pinheiro), isoflavonas (produto da soja). Porém, vale lembrar que o que caracteriza um nutricosmético é justamente um complexo de ativos combinados, com uma alta tecnologia, para um determinado benefício. O que não significa que o consumo de suplementos com um único ativo – como óleo de linhaça, vitamina C e óleo de coco, por exemplo – não seja eficaz, tudo depende do objetivo do tratamento.

Reduzir rugas, manchas e flacidez

As cápsulas para esse fim possuem antioxidantes e firmadores, como colágeno, zinco, vitaminas C e E, extrato de soja e licopeno. Eles potencializam a renovação celular e aumentam o colágeno, proteína que dá resistência à pele, tornando-a firme e elástica.

Fortalecer cabelos e unhas

Fios finos e sem brilho, que demoram a crescer, podem ser restaurados com vitamina H, ômega 3 e licopeno - substâncias que também previnem calvície. Unhas com tendência à quebra e descamação ganham força com vitaminas A, C e E, ácido fólico, ferro e cobre.

Proteger contra o sol e manter o bronzeado

Para diminuir a sensibilidade da pele e prolongar o bronze, os nutricosméticos têm ativos que reforçam as suas defesas e aumentam a produção de melanina. Vitamina E, betacaroteno e licopeno são os principais ingredientes.

Combater gordura localizada e reduzir celulite

Um mix de vitaminas (A, C e E), minerais (zinco, magnésio, selênio, silício) e cafeína previne a retenção de líquido, acelera o metabolismo e faz a quebra de gordura.

Os resultados surgem a partir de dois meses e gestantes e lactantes não devem consumir nada sem antes ouvir o médico. Se você for alérgica a algum dos componentes da fórmula fuja da pílula. É importante também consultar um especialista em caso de doenças renais crônicas, hipertensão ou diabetes.
Faça ainda os exames necessários para saber quais são as deficiências nutricionais que estão comprometendo a sua beleza.


Apesar de nutritivas, as cápsulas não substituem uma dieta balanceada no dia-a-dia. Eles agem juntos. Os nutricosméticos também não substituem os produtos tópicos, ou seja, não dá para deixar de usar cremes ou protetor solar. Em suma, apesar de eficaz é um tratamento que não age isoladamente. Os nutricosméticos atuam com mais eficácia quando a pessoa tem hábitos alimentares e estilo de vida saudáveis e ainda usa produtos tópicos nos cuidados com a pele.

Beijos!