quinta-feira, 3 de abril de 2014

Você conhece a Alfarroba?



Olá, seguidores! Páscoa chegando e nosso desejo por chocolates batendo à porta! Já ouviram falar do substituto do cacau, chamado alfarroba? De uns tempos para cá, a alfarroba se tornou uma febre entre chocólatras que querem manter a forma e fazer uma alimentação mais saudável.


A alfarroba é uma vagem comestível, semelhante ao feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado, oriunda de uma árvore selvagem chamada de alfarrobeira, nativa da costa do Mediterrâneo, muito utilizada pela indústria de alimentos na produção de gomas e espessantes. O pó ou farinha de alfarroba derivado da polpa da vagem torrada e moída é utilizado para substituir o cacau. Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e de gordura. Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sacarose, glicose e frutose).


A alfarroba é um alimento saudável e de elevado valor nutritivo. Contém vitamina B1- colaboradora para o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos, coração e melhora na atitude mental e o raciocínio - tanto quanto o aspargo ou morango, a mesma quantidade de niacina (mantém a boa condição da pele) do feijão fava, lentilha e ervilha, e mais vitamina A, que é essencial para o crescimento dos ossos e dentes, vitalidade da pele e saúde da visão, do que a berinjela, o aspargo e a beterraba. Possui ainda alto teor de vitamina B2 (responsável por extrair energia de gorduras, proteínas e carboidratos no nosso corpo), cálcio, magnésio e ferro, bem como um correto balanceamento de potássio e sódio.

A alfarroba não possui qualquer agente alergênico (inclusive não contém glúten e lactose) ou estimulante tais como a cafeína e teobromina presentes no cacau. Embora apresente um alto teor de açúcares possui um baixo conteúdo calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídeos (gorduras) e alta quantidade de fibras naturais.

Estudos recentes mostraram que a alfarroba possui potencial antioxidante muito elevado, semelhante ao do azeite e superior ao do vinho, o que leva os investigadores a acreditarem que os componentes do fruto pode ser úteis no combate aos radicais livres e doenças crônicos-degenerativas.

Também reduz efetivamente a assimilação da ingestão diária do excesso de colesterol, devido ao seu teor e qualidade das fibras. Seu poder na redução do colesterol do sangue é o dobro de outras fibras.

Está disponível em pó, em barras de chocolate, em cremes e até em forma de ovo de Páscoa e são encontradas com muita facilidade em grandes redes de mercado e em casas de produtos naturais.





Caso não se adapte e não resista mesmo ao velho e bom chocolate, vá de chocolate com alto teor de cacau (meio amargo ou amargo) e consuma sempre com moderação!

Beijos e Boa Páscoa!