quarta-feira, 23 de maio de 2012

Para emagrecer é preciso aderir ao tratamento e manter a motivação

Olá, pessoal!

Sabemos que emagrecer não é fácil, afinal mudar hábitos diários exige esforço, dedicação e comprometimento. Além de tudo isso, emagrecer e muito mais que reeducação alimentar, mas também reeducação emocional.
Todo mundo sabe da máxima: gastar mais calorias do que consumir. Alcançar tal meta, entretanto, não é nada simples e alguns fatores são fundamentais para que se alcance o sucesso.

Um passo importante para quem quer começar essa empreitada é procurar profissionais habilitados, como uma nutricionista, um psicólogo e um educador físico. 


Não faltam no mercado, nas revistas e na internet sugestões e produtos que prometem o emagrecimento fácil, mas sabemos que eles não são efetivos e podem levar ao efeito sanfona ou ao surgimento de transtornos alimentares...

O ser humano sempre procurou atribuir a responsabilidade pelos acontecimentos a outros fatores, independentes a ele próprio... Quando realmente decidimos perder peso de forma adequada, além dos profissionais citados, é necessário mudar comportamentos e isso implica em comprometimento com o desejo de mudança e consigo mesmo.

A adesão ao programa de dieta refere-se à responsabilidade individual sobre a resolução de seus problemas. E ainda à tomada de decisões sobre a mudança dos hábitos alimentares.

A motivação refere-se às escolhas e preferências destinadas ao objetivo final. E a persistência neste novo comportamento. A motivação pode ser divida em intrínseca e extrínseca.

A motivação intrínseca surge da pessoa, faz parte de seus desejos, necessidades, metas e objetivos. A motivação extrínseca pode atuar de forma positiva ou negativa na mudança de comportamento. Os fatores positivos envolvem o suporte familiar, o prazer e as até mesmo recompensas. Os negativos podem ocorrer em ocasiões sociais (quando existe uma variedade de alimentos e bebidas), falta de apoio familiar e de amigos.

O que jamais podemos esquecer é que quando pensamos em emagrecimento e manutenção do novo peso, devemos nos conscientizar de que não basta apenas a nossa vontade de emagrecer ou pensar em um estilo de vida mais saudável. Devemos rever todo um conceito de vida. 

Pare, organize-se...Se questione. O que quero fazer com a minha vida? Por que quero perder peso e ter uma vida mais saudável? O que o excesso de peso faz com a minha vida? 

Cuide-se que o tempo está passando!
Beijos! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário