domingo, 26 de fevereiro de 2012

Chia é a semente que elimina gordura


Chia existe nas versões em grãos, farinha e óleo; tem efeito superior ao da linhaça no papel de combater a fome e desintoxicar o organismo. O sabor é mais neutro que o da linhaça e por isso agrada mais.


O que é
Originária do México, a chia é uma semente que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física.

Composição
Entre os principais componentes está o ômega 3 - em teor mais elevado do que o encontrado na linhaça. também tem fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína.
Ajuda a perder peso porque...


A chia age em três frentes distintas que auxiliam no emagrecimento:

· Causa saciedade: "suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores".

· Combate inflamação: "a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite".

Ômega-3, o amigo do coração é, sem dúvida, o carro-chefe nutricional da chia. A porção de semente de chia tem nada menos que 400% da nossa necessidade diária de ômega-3. É claro que quando pensamos em ômega-3, logo nos lembramos de peixes, principalmente o salmão, que é muito rico desse nutriente. Porém 100 gramas da semente de chia têm oito vezes mais ômega-3 que um pedaço médio de salmão.

Esta esta gordura do bem é responsável por afastar de perto as doenças cardiovasculares. Ela reduz a formação de coágulos sanguíneos e arritmias, diminui o colesterol circulante no sangue e também aumenta a sensibilidade à insulina. Além disso, o ômega-3 ajuda na regulação da pressão dos vasos sanguíneos uma vez que aumenta a fluidez sanguínea, evitando assim, o aumento da pressão arterial.

Além de todos esses benefícios, o ômega-3 é importante para fortalecer o sistema neurológico, além de evitar depressão e aumentar a absorção de nutrientes.

· Desintoxica: "a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes".

Mais cálcio que o leite
Essa é para os intolerantes à lactose e que precisam de uma fonte de cálcio segura! 100 gramas da semente de chia (equivalente a sete colheres de sopa) tem seis vezes mais cálcio que meio copo de leite integral - que tem em média 246 mg do nutriente. O cálcio presente na chia ajuda na formação da massa óssea, evitando a osteoporose. Uma porção de semente de chia (25 gramas) tem cerca de 21% das nossas necessidade diárias de cálcio.

Mais ferro que o espinafre
Uma ótima notícia para quem torce o nariz para espinafre e outros vegetais ricos em ferro, ou mesmo sofre de anemia ferropriva - necessitando, portanto, ingerir boas fontes de ferro. 100 gramas da semente de chia oferecem três vezes mais ferro que a mesma quantidade de espinafre, por exemplo. Para ilustrar melhor: uma porção da semente tem 67.8% das nossas necessidades diárias em ferro.

Proteínas para os músculos
Ótima para quem faz atividade física e precisa de uma boa fonte de proteínas para a reconstrução muscular, 100 gramas da semente de chia carregam 16g de proteína em sua composição. Enquanto em 100 gramas de arroz integral cru há 8 gramas de proteína. A vantagem da superdose é que a semente ajuda na manutenção de massa muscular, fornece mais energia para as células nervosas e ainda pode complementar as necessidades proteicas - uma porção da semente de chia tem 8.6% das nossas necessidades diárias nesse nutriente.

Antioxidantes contra radicais livres
A semente de chia possui ácido cafeico e ácido clorogênico, ambos antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, combatendo o envelhecimento celular e prevenindo nosso organismo contra diversas doenças, inclusive o câncer. 

Cheia de zinco
Esse nutriente melhora nossa imunidade, paladar, olfato e visão. Também promove a liberação do hormônio do crescimento e ajuda na formação de colágeno. Na porção de chia você encontra 12.3% das necessidades diárias de zinco. 

Rica em cobre
O cobre facilita a absorção do ferro, é catalisador na formação da hemoglobina, melhora imunidade e ajuda na formação de elastina e colágeno. A porção da semente possui 30.5% das necessidades diárias de cobre.
 
Outros benefícios
Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.

Contraindicações
Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Logo, para emagrecer, coma apenas a quantidade indicada na matéria.

Como consumir?
Pode ser encontrada de três formas - in natura (grãos), óleo e farinha. Mas independentemente do jeito que você prefere consumi-la, a chia deve ser ingerida 30 minutos antes de duas das suas principais refeições diárias (café da manhã, almoço ou jantar). Na forma de grãos é a maneira mais recomendada para o consumo, mas sem excessos, pois a chia possui alto teor calórico. Os grãos podem ser salpicados em frutas, verduras e saladas, não ultrapassando 2 colheres de sopa por dia!

Aproveite!
Revista O Globo 26/02/2012.

4 comentários:

  1. Menina.... Estreei hoje e vim relatar a minha experiência. Comprei na versão semente... Comi duas colheres de sobremesa no iogurte e... Estou super satisfeita, realmente a sensação de saciedade fica evidente, e o resultado inicial aprovado. Não tem sabor, mas fica difícil de ingerir por serem grãos. Mas Dra. Rachel, fiquei em dúvida se o uso pode causar apendicite (meu esposo) alertou. O que acha? Bjinhos!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Lilian! Que legal saber que teve um bom resultado inicial com a semente de chia! Aproveite os benefícios e me conta depois de algumas semanas! Quanto à sua pergunta, na verdade não há provas de que a alimentação possa causar apendicite, mas fala-se da possível causa por caroços ou semente, levando ao entupimento da bolsa do apêndice e inflamação. Mas isso é raro e se fosse por isso também deveríamos não ingerir tomate, melancia, mamão com semente, dentre outras...Na minha opinião não devemos deixar de aproveitar todos os benefícios que esses alimentos nos trazem, afinal apendicite pode acontecer por diversos motivos, às vezes desconhecidos...
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Também fiquei na mesma duvida se não pode causar apendicite, não sera melhor bater no liquidificador e consumir em farinha?

    ResponderExcluir
  4. Olá, Márcia! Como disse antes não existem comprovações científicas de que a alimentação pode causar apendicite, mas fala-se da possível causa por caroços ou sementes. Se for se sentir mais segura consuma na forma de farinha ou óleo. Temos essas opções disponíveis no mercado.Só não esqueça que independente da forma, deve ser consumida 30 minutos antes de duas principais refeições (café da manhã, almoço ou jantar).Beijinhos e aproveite os benefícios da Chia!

    ResponderExcluir