segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ansiedade, transtornos e obesidade

Olá, pessoal!


A ansiedade é uma das maiores dificuldades e o maior obstáculo para quem está querendo emagrecer. Pode estar diretamente relacionada com os Transtornos Alimentares, levando ao quadro de obesidade.
A obesidade, segundo muitos profissionais da área da saúde, é o resultado da combinação de fatores genéticos e ambientais, ou seja, "é uma condição médica geral, decorrente de multifatores causais, caracterizada, do ponto de vista psicopatológico, como uma identificação de atitudes não saudáveis na pessoa que hipervaloriza o alimento, levando-a ao sofrimento psicológico".

Adultos obesos, que já tiveram histórico de obesidade em suas infâncias, muitas vezes, apresentam o que é chamado de Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica(TCAP), onde, o indivíduo ingere, sem controle, grandes quantidades de alimento, sentindo posteriormente, grande culpa por esse ataque. O comer compulsivo não é provocado por fome ou prazer, se tornando, muitas vezes, um mecanismo de defesa que evita sentimentos de solidão, fracasso e abandono. 

Por exemplo, a pessoa está ansiosa e come para aliviar sua ansiedade. Imediatamente há a gratificação com o alívio da ansiedade, que é relacionado com o ato de comer, mas passado algum tempo, sente culpa pela falta de controle por ter comido exageradamente. Isso a fará com que coma de novo, pois registrou em sua mente que a comida tem a capacidade de aliviar o que sente. É um círculo vicioso que pode ser rompido através da conscientização, tanto dos seus sentimentos, como dos comportamentos compulsivos.  

Pessoas com comportamentos compulsivos sentem angústia ou ansiedade na ausência ou na impossibilidade em realizar a atividade compulsiva, fazendo com que se torne dependente dessas atitudes, podendo reservar um tempo significativo para tais realizações e comprometendo muitas vezes o trabalho, a vida familiar, afetiva etc. Comer é um comportamento universalmente tido como prazeroso, mas também pode se tornar fonte de frustrações, arrependimentos e preocupações para muitas pessoas.

O tratamento nesses casos, deve ser multiprofissional, envolvendo médicos, psicólogos, nutricionistas, onde o indivíduo, para emagrecer e permanecer magro deve mudar seu comportamento alimentar, reeducando seus hábitos, identificando e desvinculando a ansiedade do comportamento alimentar.

Segundo certos autores, existem algumas características de personalidade que dificultam o tratamento:
Impaciência
Intolerância à frustração
Rigidez com resistência à mudança
Perfeccionismo acompanhado de decepção por não conseguir como quer e quando quer
Dificuldades em pedir e receber ajuda profissional

Lembrando que grande parte das crianças obesas se tornarão adultos obesos, fica um alerta principalmente aos pais: a prevenção é fundamental.

Para isto, aqui vão algumas dicas:
Fique atento no comportamento de sua criança
Observe suas reações(da criança) diante de determinadas situações
Ajude-a sempre a identificar e nomear seus sentimentos, notando o que a leva à comida
Oriente-a para que mastigue bastante o alimento e sinta o seu sabor
Jamais use a comida como forma de gratificação ou castigo
Procure ajudá-la em sua dieta não oferecendo muitos doces ou frituras
Incentive, desde cedo, a prática de esportes
Acima de tudo, seja um bom exemplo para seus filhos, mostrando que você é o primeiro a adquirir hábitos saudáveis

Se cuida!
Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário