quinta-feira, 26 de abril de 2012

Melhore sua alimentação

Olá, pessoal!
Faça algumas trocas e melhore -e muito!- sua alimentação!


A alimentação certa para quem vive na correria do dia a dia não significa evitar o que se adora comer ou viver em restrição. A boa nutrição envolve conhecer comidas deliciosas que são ainda melhores para sua saúde. E é fácil dar um salto de qualidade na dieta substituindo alimentos que já são saudáveis por outros que ofereçam ainda mais benefícios para sua saúde e performance.
TROQUE Bebidas esportivas
POR Leite desnatado
QUANDO? Em casa, após uma série de exercícios
POR QUÊ? Depois de se exercitar, é delicioso se refrescar com uma bebida esportiva. O leite desnatado é uma boa fonte de proteínas e carboidratos de qualidade, além de ser absorvido rapidamente. Estudos indicam que o leite exerce melhor a tarefa de acelerar nossa recuperação e aumentar o tempo em que chegaremos à exaustão no próximo treino. Ele também repõe aminoácidos e sais minerais perdidos na transpiração. Por isso, pode fazer o papel de repositor de líquidos após a atividade física.
TROQUE Amendoim
POR Amêndoa, castanha-do-pará e castanha de caju
QUANDO? No lanche das 11h
POR QUÊ? A troca de um pacotinho de amendoim pela mesma quantidade dessas outras oleaginosas é bem melhor para regular os níveis de glicose no sangue ao longo da primeira metade do dia. Quando consumidas juntas, as três são mais completas em termos proteicos e são uma fonte de energia mais duradoura que açúcar e carboidratos.
TROQUE Mel
POR Xarope de agave
QUANDO? Para dar vida longa ao café da manhã
POR QUÊ? Você adora espalhar mel na banana picada, no cereal e em tudo que vê pela frente? Faz sentido, já que ele é docinho e fornece energia. O agave é extraído de um cacto e tem mais frutose (que tem baixo índice glicêmico) que o açúcar. Isso limita os picos repentinos de glicose e, consequentemente, a queda de energia." O xarope de agave é 100% natural e não altera o sabor dos alimentos.
TROQUE Batata
POR Batata-doce
QUANDO? Quando precisar de um almoço farto
POR QUÊ? Essa parente doce da batata tem menor índice glicêmico. Isso quer dizer que esse carboidrato é processado mais lentamente pelo organismo e não induz picos nos níveis de açúcar ou na liberação de insulina. Ela também contém mais antioxidantes para fortalecer o sistema imunológico.
TROQUE Café expresso
POR Café coado
QUANDO? Quinze minutos antes do treino
POR QUÊ? Presente no café, a cafeína estimula o metabolismo e ajuda a emagrecer. Estudos indicam que o consumo de 2 a 3 xícaras de café antes do treino ajuda a evitar dores musculares e estimula o corpo a usar mais a gordura que carboidrato como fonte de energia. Mas prefira o café de coador. Os filtros de pano ou papel impedem a passagem das gorduras dos grãos, que podem elevar as taxas do mau colesterol [LDL] no sangue.
TROQUE Azeite de oliva
POR Óleo de semente de linhaça
QUANDO? Para temperar a salada
POR QUÊ? Dá suporte aos seus ligamentos. O óleo de semente de linhaça tem bem mais ácidos graxos ômega 3 que o azeite de oliva extravirgem. O ômega 3 ajuda a manter a saúde e a estrutura das juntas, o que é essencial durante os exercícios. Seu sabor é leve e com toque acastanhado. Guarde na geladeira, pois estraga com facilidade se exposto a luz e calor.
TROQUE Cereal de flocos de milho açucarado
POR Aveia
QUANDO? Antes de sair para o trabalho
POR QUÊ? Por ser repleta de carboidratos de liberação lenta (que mantêm seus níveis de energia por mais tempo), ao contrário dos cereais matinais cheios de açúcar. Ao mesmo tempo, a aveia tem menos fibras que os cereais integrais industrializados — ou seja, diminui as chances de você ter um desconforto intestinal. Vale misturar com um pouco de amêndoa, morango picado e xarope de agave.
TROQUE Pão preto
POR Pão integral
QUANDO? Nos sanduíches
POR QUÊ? A maioria desses pães pretos não passa de pães brancos cheios de corante. Ao escolher pães com grãos e sementes visíveis, você vai saber que está consumindo mais fibras, que ajudam na digestão e reduzem o risco de um câncer de cólon.
TROQUE Ervilhas
POR Couve-manteiga
QUANDO? Como acompanhamento no jantar
POR QUÊ? Ao substituir os legumes comuns por hortaliças com folhas de tons verde-escuros, como espinafre e couve, você aumenta o consumo de magnésio, benéfico ao coração. O magnésio é vital para um bom relaxamento muscular e, portanto, é capaz de combater a síndrome das pernas inquietas, ou contrações musculares involuntárias.
TROQUE Barrinhas energéticas
POR Oleaginosas e frutas secas
QUANDO? Para evitar a sonolência à tarde
POR QUÊ? Uma porção de oleaginosas [castanhas, nozes, etc.] contém gorduras saudáveis e muita fibra Frutas secas contêm bastante açúcar, é verdade, mas suas fibras reduzem o índice glicêmico desses alimentos. Sem contar as vitaminas e sais minerais, que geralmente não existem nas barrinhas. Quer praticidade? Compre um mix de frutas secas e oleaginosas. Tem prontinho nos supermercados.
TROQUE Alimentos brancos
POR Alimentos coloridos
QUANDO? Para toda a eternidade
POR QUÊ? Nas frutas, verduras e legumes, o colorido é sinal de mais fitoquímicos, substâncias que reduzem a inflamação muscular. No caso das fontes de proteínas, a cor significa menos gorduras e açúcares e mais nutrientes essenciais, como o ferro. E sim, infelizmente o que chamamos de alimentos brancos são delícias como pão francês, pão doce e outros produtos de padaria, que possuem alto índice glicêmico: causam picos e consequentes quedas bruscas nos seus níveis de glicose e, também, de energia. Resultado: você logo fica com fome novamente.
Fonte (com adaptações): http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/comida-bebida/noticias/30-trocas-para-deixar-a-sua-alimentacao-saudavel?page=7&slug_name=30-trocas-para-deixar-a-sua-alimentacao-saudavel
Bjs


Nenhum comentário:

Postar um comentário