segunda-feira, 9 de abril de 2012

Dieta detox

Olá, pessoal!


Imagino que vocês já leram ou ouviram falar da dieta Detox, não é? Sabem para que serve? Não?! Então, vamos lá!

O que você precisa saber é que todos nós deveríamos, de tempos em tempos, fazer uma dieta Detox, levando-se em conta que a detoxificação é a eliminação pela urina, suor e fezes de substâncias consideradas tóxicas ao organismo, acumuladas em todas as células do corpo e principalmente no fígado e intestino. Então a dieta Detox serve para  promover a eliminação de substâncias consideradas tóxicas ao organismo, que podem gerar danos ao organismo e alterar os processos metabólicos do corpo, substâncias essas que chegam até nós por poluição, agrotóxicos, corantes, aditivos e gorduras trans utilizados nos alimentos, além do alto consumo de produtos industrializados.


Um organismo intoxicado pode apresentar os seguintes sintomas: dores de cabeça, fadiga, dores musculares, indigestão, tremores, constipação, anemia, tonturas e depressão, e por meio de uma dieta de desintoxicação esses sintomas podem ser reduzidos e até mesmo eliminados.  

A dieta consiste na eliminação de alimentos e bebidas ricos em gorduras, açúcar e sódio e no consumo de alimentos naturais, rico em fibras, vitaminas e minerais, que já levam ao menor consumo calórico podendo levar a consequente perda de peso.
Também pela hidratação, com o aumento do consumo de água, chás e sucos diuréticos, que ajudam na eliminação de líquidos que ficam retidos no organismo.
Uma dieta detox em geral auxilia no correto funcionamento intestinal, na eliminação de líquidos, na aceleração do metabolismo aumentando o gasto calórico, confere uma maior sensação de saciedade e diminui o apetite por doces pelo aumento do consumo de fibras e melhor nutrição do organismo. Todos esses fatores contribuem tanto para redução quanto para manutenção do peso.

Além disso, diminui o estímulo a liberação de cortisol, fazendo com que o corpo não lute contra o processo de emagrecimento. (Importante destacar que quando emagrecemos, nossas células liberam toxinas para o sangue, fazendo com que haja estresse no organismo. Esse estresse promove a liberação de cortisol, que por sua vez, aumenta a gordura corporal, gerando um ciclo vicioso. A dieta de detox é importante para esse ciclo ser quebrado e a pessoa conseguir emagrecer de maneira efetiva e saudável).

Durante esta dieta, são eliminados da dieta, alimentos como: gorduras saturadas e frituras, alimentos industrializados, alimentos com glúten e lactose, ovo, açúcares (inclusive adoçantes industrializados) e o álcool. Além disso, o consumo de produtos a base de cafeína, como cafés e chás mate, devem ser evitados ou ingeridos com moderação, carnes vermelhas e frangos, devem ser consumidos com menos freqüência e o sal, deve ser diminuído da dieta.

O ideal é fazer esta dieta de 3 a 8 semanas. Não deve ser fazer o uso dela por mais tempo que o determinado pelo profissional, pois esta dieta se for feita de forma incorreta, pode comprometer a sua saúde. Os alimentos mais indicados para serem consumidos durante a dieta ‘’detox’’ são:

- Arroz Integral, quinua e aveia;
- Leguminosas, como o grão de bico e a lentilha.
- Peixes (que não sejam preparados fritos)
- Frutas, legumes e verduras, de preferência orgânicos
- Chá de erva
- Alimentos antioxidantes como cebola, alho, suco de uva, cerejas

Normalmente as suplementações são indicadas para as dietas detox, porque as ofertas de nutrientes pode não atender as necessidades individuais. Alem disso, a suplementação de fibras e próbioticos são comuns, para facilitar o crescimento da flora intestinal benéfica.

Vale ressaltar que o principal objetivo dessa dieta é eliminar as toxinas acumuladas no organismo, a perda de peso é consequência!

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário