segunda-feira, 5 de março de 2012

Macarrão Konjac. Essa nova mania funciona?

Olá, pessoal!

Agora por onde passamos escutamos falar sobre o "miojo Konjac" ou "macarrão japonês", que ficou famoso por emagrecer a quituteira das "comidas sem-culpa" Nigella Lawson, famosa por seus pratos calóricos e deliciosos.




Mas o que é o macarrão Konjac?

É produzido a partir de um tubérculo muito comum na culinária japonesa, a batata konjac, é composto por 97% de água, apenas 3% de carboidratos e 3% de fibras do tipo glucomanan (fibra já prescrita na forma de cápsulas pelos nutricionistas no Brasil antes mesmo dessa moda, exatamente por auxiliar no emagrecimento!).  O macarrão possui apenas 10 calorias por porção.

Porque tira a fome...

A fibra glucomanan presente nesse macarrão oferece saciedade por se tornar gelatinosa estando em contato com a água, e, dessa forma, ocupa uma boa parte do estômago durante um tempo maior do que um macarrão tradicional.




Não é milagroso e não pode ser a base da dieta porque...

Apesar de emagrecer não pode ser a base da dieta porque sendo composto apenas de água e fibra deixa de oferecer nutrientes essenciais, como proteínas, carboidratos, sais minerais e vitaminas. O macarrão não tem glúten e por ser rico em fibra, pode ter efeito adverso, sendo laxativo e reduzindo a absorção de algumas vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K).

Desvantagens e contraindicações

O macarrão tem consistência mais mole e menos sabor que a massa tradicional.Como ele é viscoso, há relatos de problemas ao engoli-lo. Pessoas com problemas no esôfago devem evitá-lo, para não ter asfixia. Além disso, se ingerido em excesso, pode alterar níveis de insulina, formar gases, provocar náuseas e diarreia.



Como consumir

Você pode substituir apenas uma refeição por dia pelo macarrão. Ou seja: em vez de preparar uma massa tradicional, troque-a pelo konjac. É fundamental que seja acompanhado de uma porção de salada, uma de legumes e outra de carne magra (frango, carne ou peixe), tipo um Yakissoba, mas sem molho shoyo que tem sódio demais!


Bom mesmo é diversificar a alimentação, alimentando-se de forma saudável e utilizar sempre de apoio, mas sem jamais acreditar que exista uma fórmula ou alimento milagroso!
Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário