terça-feira, 27 de março de 2012

Lanches estimulam o gasto de calorias

Olá, pessoal!



Muito se ouve falar da necessidade de intercalar lanches entre as principais refeições e da importância de não passar mais de 3 horas sem se alimentar. Isso evita que a fome se acumule, o que levaria a um excesso alimentar e calórico na refeição seguinte.  A proposta de se alimentar a cada três horas é manter o metabolismo acelerado e evitar a compulsão, além de reduzir a ação do hormônio cortisol, que estimula o desejo por doces.

No meio da manhã e da tarde é necessário consumir alimentos saudáveis e mais leves.  Uma atitude que deve ser estimulada é o estabelecimento de horários para as refeições, incluindo os lanches. Ficar beliscando durante o dia faz com que se perca a noção da quantidade de alimentos que foi ingerida prejudicando o emagrecimento. Ter disciplina alimentar evitará esse tipo de situação.

Alimentos
Os alimentos que fazem parte dos lanches são em sua maioria ricos em carboidratos. Dê preferência para os alimentos que fornecem fibras que estimulará a saciedade, retardando a sensação de fome.



Opções de alimentos
Boas opções de alimentos para o lanche são frutas, barrinhas de cereais, iogurtes light, sucos, pão integral, torrada. Pessoas que começaram um programa alimentar e que gostam de doces podem programar em ingerir uma barrinha pequena de chocolate durante a semana.

Exemplos de lanches:

Banana: rica em potássio, fibras e vitamina A, B6 e K, essa fruta é uma ótima opção para o lanche no meio das refeições. O potássio ajuda a prevenir cãibras, já que é importante para o processo de contração muscular.

Barra de cereal de morango com chocolate: por ser fácil de carregar na bolsa,  é ótima opção para quem tem que fazer lanches fora de casa. A barrinha contém fibras, minerais, como cálcio e potássio, além de algumas vitaminas.

Dois Kiwis: o kiwi diminui as chances do aparecimento de doenças, como câncer, além de impedir o envelhecimento da pele, segundo um estudo feito pela Universidade de Tóquio. O efeito ocorre graças à grande quantidade de antioxidantes que a fruta oferece.

Um pote (100 g) Iogurte desnatado: por ser derivado do leite, ele contém proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. O iogurte também exerce um papel positivo no funcionamento do intestino devido a lactobacilos que nele são encontrados. A versão natural desnatada apresenta menores níveis de gordura. 

Tangerina: considerada uma das frutas com maior quantidade de magnésio, ela contém também grande quantidades de vitamina C e vitamina A, essenciais para a saúde da pele e dos olhos e para manter o sistema imunológico funcionando bem.

Torrada com patê de atum: assim como a versão enlatada do peixe, o patê de atum é rico em ferro, potássio, fósforo, magnésio e zinco, minerais que protegem o sistema cardiovascular e aumentam a imunidade. O atum também é rico em ômega 3, que diminui o risco de doenças cardiovasculares, é indicado no tratamento da obesidade, tem ação antiinflamatória, é aliado da memória, do tratamento de depressão e prevenção de Alzheimer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário