quarta-feira, 21 de março de 2012

Leia e entenda os rótulos dos alimentos

Olá, pessoal!

Muito se fala sobre a importância de ler o rótulo dos alimentos que vamos adquirir e comer...Mas você sabe como deve fazer isso?

Vamos listar as dicas mais importantes e que você não pode deixar de saber:



1) Todos os alimentos devem conter rotulagem nutricional, com exceção de alguns como chás, café, sal, vinagre, especiarias (pimenta, canela, orégano), água mineral e alimentos preparados e embalados em restaurantes e/ou fracionados no comércio varejista (como queijo fatiado no supermercado). Produtos vendidos a granel ou pesados à vista do consumidor não necessitam de rotulagem;

2) Na listagem é obrigatório conter: porção (quantidade média do produto que deve ser consumido), percentual de valores diários (%VD) baseado numa dieta de 2000 calorias, medida caseira (indica a medida usada pelo consumidor em casa, como xícara, colher de sopa...);

3) Lista de ingredientes, que deve estar em ordem decrescente, ou seja, o primeiro da lista é o ingrediente de maior quantidade naquele alimento e o último o de menor quantidade;

4) Origem, mostrando ao consumidor quem é o fabricante do produto e onde ele foi fabricado;

5) Lote, permitindo que haja um rastreamento na indústria caso aconteça algum problema no alimento;

6) Peso líquido, que é a quantidade de alimento presente na embalagem, expressa em Kg ou L;

7) Informação nutricional, que é a tabela nutricional que te permite fazer melhores escolhas alimentares;

8) Contém glúten,  todos os produtores de alimentos industrializados contendo glúten através dos ingredientes trigo, aveia, cevada, e centeio e/ou seus derivados passaram a ter que incluir obrigatoriamente a advertência no rótulo das embalagens, a fim de alertar os indivíduos com doença celíaca que não podem consumir tais alimentos devido à intolerância ao glúten.

9) Alimentos para fins especiais, ou seja, os formulados para atender necessidades específicas, devem ter no rótulo a respectiva designação, seguida da finalidade a que se destina (exemplos: diet, light, enriquecido em vitaminas, isento de lactose). Em alguns casos, é obrigatória a utilização de alertas, como: "Contém fenilalanina" (alimentos com adição de aspartame) ou "Diabéticos: contém sacarose" (alimentos contendo açúcar).


Para ter uma alimentação mais saudável dê preferência a:
• Produtos com baixo %VD para gorduras saturadas e sódio;
• Produtos com alto %VD para as fibras alimentares.
• Produtos isentos ou com baixa % de gordura trans.


Fontes: http://www.anvisa.gov.br/alimentos/rotulos/manual_consumidor.pdf
http://cyberdiet.terra.com.br/rotulo-a-identidade-do-alimento-2-1-1-237.html


  • O consumo de alimentos com elevados níveis de gorduras, sódio e açúcares (sacarose, maltose, lactose, glucose, frutose, dextrose, xarope de açúcar invertido...) deve ser moderado.
  • Evite alimentos com grandes quantidades de lípidos, optando sempre pelos produtos com baixo teor em gorduras, sobretudo as saturadas e o colesterol.
  • Tenha atenção aos carboidratos, ou seja, a escolha deve recair sempre sobre os alimentos ricos em amido e pobres em açúcares.
  • Um valor referência para os valores energéticos de determinado produto é não mais de 300 Kcal por cada 100g, o que já representa um índice bastante elevado.
  • Quando da escolha de alimentos com alto teor de carboidratos, certifique-se que exista entre 6 a 10 gramas de fibra e proteína por cada 100 gramas de produto.
  • Quando da escolha de alimentos com alto teor de carboidratos, certifique-se que a incidência de gorduras é inferior a 10 gramas por cada 100 gramas de produto.
  • Opte sempre por alimentos com gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, em detrimento das gorduras saturadas (nomeadamente a hidrogenada ou trans). 
  • Confira produtos parecidos e escolha a versão que apresente menos teor de açúcar e sal.
  • Quanto mais reduzida for a lista de ingredientes de um produto, mais saudável é o alimento, uma vez que não terá aditivos, conservantes ou outros ingredientes normalmente utilizados em produtos processados.
  • Verifique a data de validade! 
Faça boas escolhas e aproveite!
Beijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário