quinta-feira, 1 de março de 2012

Diet X Light X Zero. Você realmente conhece a diferença?


Olá, pessoal!
É uma dúvida enorme em relação aos produtos denominados DIET e LIGHT.  O mercado nos bombardeia com milhares de informações que nos levam à dúvidas todos os dias! DIET, LIGHT, ZERO, REDUZIDO DE CALORIAS, ZERO, 0% DE GORDURA...O QUE FAZER? 
Estou de dieta, qual escolher? Quero ter uma alimentação mais saudável...Estou com o colesterol alto...Sou hipertensa, sou diabética...Dúvida cruel!
Com tantas denominações fica mesmo muito difícil, mas vamos lá!
DIET - De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, o termo diet pode ser utilizado nos seguintes produtos:
  1. Alimentos para dietas com restrição de nutrientes, como por exemplo: carboidratos, gorduras, proteínas, sódio, glúten, entre outros.
  2. Alimentos para dietas com ingestão controlada de nutrientes (para manutenção de peso ou de controle de açúcares, entre outros). Estes alimentos não podem ter a adição de nutrientes. Assim, alimentos para ingestão controlada de açúcar não pode haver inclusão desse nutriente. Sendo permitida apenas a existência de açúcar natural do alimento.Todos os produtos diet devem ter isenção de algum nutriente.   Nem sempre o alimento diet apresenta menos calorias, por isso a importância de avaliar as informações nutricionais.
Agora vamos explicar a definição da ANVISA...

 Se você NÃO pode ingerir carboidratos como o açúcar ( é diabético) ou celíaco ( precisa passar longe do glúten) por exemplo, será necessário consumir um alimento DIET e acho que ficou claro que o termo não é usado apenas para alimentos que não tem açúcar, mas sim que apresenta AUSÊNCIA, ISENÇÃO de algum nutriente, seja açúcar, glúten, sódio, gordura...Portanto não se confuda! Leia o rótulo!

LIGHT - Os alimentos light devem ter redução mínima de 25% em algum nutriente ou calorias, comparado ao alimento convencional. Para que ocorra a redução de calorias é necessário que haja a diminuição no teor de algum nutriente energético (carboidrato, gordura e proteína). Assim, a redução de um nutriente não energético, por exemplo, sódio (sal light) não interfere na quantidade de calorias do alimento. 

Explicando...
Nem tudo que é light tem menos calorias...No caso do sal light isso não acontece e na maioria das vezes os alimentos light têm mais sódio que os tradicionais, não sendo indicado para hipertensos...Nem tudo que é diet também é mais "magro" e sim deve ser usado por quem precisa. Um chocolate sem açúcar (DIET) apresenta mais calorias que a versão tradicional pois adiciona-se mais gordura para compensar a retirada do açúcar e melhorar textura e paladar. Um alimento chamado de LIGHT no mercado (às vezes erroneamente) pode ser DIET, como por exemplo os iogurtes chamados de LIGHT e que apresentam 0% de gordura.


ZERO - Alimentos zero são os que contêm uma quantidade não significativa de algum item em relação ao tradicional. 

Explicando...
Difere do DIET porque pode conter determinado nutriente, mas em quantidade não significativa, enquanto o  DIET deve ser ISENTO de determinado nutriente. Assim como o DIET, pode apresentar quantidade superior de outro nutriente em relação à versão tradicional. Exemplo: O refrigerante zero tem zero caloria, mas a quantidade de sódio é maior que a versão tradicional, não sendo ideal para hipertensos e para quem costuma ter retenção de líquido.

Fique atento e não se engane!
Beijos e se cuida!


6 comentários:

  1. Caramba, tudo muito claro e bem explicado, mas... fala sério, hein!! Que difícil isso!!!! Eu achava que refrigerante ZERO e DIET eram iguais.... A propósito, ambos são ISENTROS de açúcar, correto? Minha mãe é diabética, por isso a pergunta.

    =)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lilian! Realmente tudo isso causa muita confusão! Mas o refrigerante zero realmente não tem açúcar! No caso do refrigerante diet também é isento de açúcar, mas lembre-se que tratando-se de outros alimentos é sempre bom lembrar que o diet pode ter açúcar, no caso da isenção ser de outro nutriente, como gordura ou sódio, por exemplo.
    Espero ter tirado sua dúvida!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirou sim..... resumindo, no caso da Diabetes, o mais recomendado e seguro seria optar por produtos ZERO açucar em vez do DIET, correto?

      Obrigada

      Excluir
    2. Os produtos zero têm redução de calorias e são isentos de açúcar ou de outros nutrientes quando comparados às versões tradicionais. Se a isenção for de açúcar, esse e produto pode ser consumido por diabéticos. Os produtos diet nem sempre costuma ter redução de calorias, já que colocam outro nutriente para compensar o nutriente retirado, como no exemplo do chocolate. Se sua mãe além de cortar açúcar tiver interesse em reduzir calorias, opte pelo zero, mas zero ou diet sem açúcar, tem que ler o rótulo porque a ausência pode ser de outro nutriente que não açúcar! Não esqueça essa parte!
      Beijinhos

      Excluir
  3. A legislação brasileira diz que para o produto ser considerado light ele tem que conter uma redução de 25% em um ou em todos os seguintes componentes: gordura, sódio, colesterol, açúcares ou calorias do seu produto sobre o seu similar não light. Exemplo: o pão de forma normal, que contêm 100 calorias, para ser considerado light precisa apresentar no máximo 75 calorias.

    Mas existem muitos artifícios para mascarar essa legislação. Em muitos casos os fabricantes não reduzem as calorias, mas sim a quantidade do produto nos rótulos. Pão de forma normal, não light, contém 50 calorias por fatia e essa fatia tem 30 gramas. O pão light contém 35 calorias, porém essa fatia tem apenas 20 gramas.

    Basta apenas fazer uma regra de três para comprovar o absurdo. Mas se não quiserem fazer o cálculo informo: o pão normal tem 0.6 calorias por grama e o light 0,54. Concluindo a redução é de apenas 0,06 calorias por grama, praticamente insignificante. Em alguns casos o absurdo é tão grande que o light tem mais caloria que os não light.
    Aproximadamente 70% dos produtos lights podem ser substituídos por produtos não lights, de outras marcas, com o mesmo efeito, o que mostra como a legislação brasileira é falha.

    ResponderExcluir