quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Quer deixar suas receitas menos calóricas e mais saudáveis?

Olá, seguidores!
Sabemos que mudar hábitos não é fácil, não é? Todos queremos comer bem, o que gostamos e tentar se aproximar o máximo possível de uma alimentação ideal. Que delícia pode usufruir de comidinhas gostosas, com baixas calorias, sem excesso de gorduras e açúcares! Vamos tentar?

Adoçante culinário (também chamado de "forno e fogão")

Ideal para substituir o açúcar nas receitas como bolo, pudim, dentre outras que necessitam do uso do calor (fogão ou forno) sem perder as suas características, o seu poder adoçante, nem deixar o retrogosto amargo, substituindo o açúcar. Porém, nas receitas o açúcar não tem apenas a função de adoçar, mas também de dar volume, textura e cor às preparações.

Desta forma, ao utilizar o adoçante culinário em receitas tradicionais que indicam o uso do açúcar, siga algumas dicas para ter um melhor resultado:
• A indicação de uso do adoçante granular na mesma proporção que açúcar refere-se ao volume: uma colher para uma colher; uma xícara para uma xícara, mas não equivale em peso. Para receitas que indiquem a quantidade de açúcar em gramas, é necessário converter pelo índice 1/10, ou seja, terá que dividir a quantidade em gramas de açúcar por 10 e usar o valor resultando em adoçante. Ex: Se a receita pede 500 g de açúcar terá que usar 50 g de adoçante culinário.
• Quando a receita indicar bater todos os ingredientes juntos, bata por mais tempo, para que haja adequada homogeneização dos ingredientes e incorporação de ar.
• Nas massas, sempre bata o adoçante com a manteiga para que haja incorporação de ar, resultando em melhor textura da preparação.
• As preparações feitas com adoçantes não terão a mesma cor se comparadas às receitas com açúcar, pois este carameliza. Para melhorar a aparência, você pode adicionar à receita cacau, canela, essência de baunilha ou outros ingredientes que dêem cor.
• O tempo de cocção de receitas com adoçante, em geral, é menor que o das receitas com açúcar. Para bolos, a redução do tempo de cocção é, em média, de 7 a 10 minutos e para biscoitos de 1 a 2 minutos. Em caldas e molhos, o cozimento também será mais rápido, pois não haverá caramelização (nestas preparações não é possível atingir a mesma consistência que nas receitas com açúcar).
• Em cookies, brownies e muffins, para cada xícara de adoçante, adicione meia colher (sopa) de bicarbonato de sódio.
• Para polvilhar bolos e tortas, você pode misturar para cada 5 colheres (sopa) de adoçante, 1 colher (sopa) de amido de milho, passando a mistura por uma peneira fina.

 Fonte:    Dicas retiradas do livro ’A vida pode ser doce’ da Linea.



Leite condensado, leite integral - Use a versão desnatada, é fácil de encontrar nos supermercados.
Achocolatado - Use chocolate em pó com alta concentração de cacau (ficará mais escuro, com sabor mais acentuado de chocolate e menos doce)
Creme de leite - Use a versão light ou substitua por iogurte desnatado ou creme de soja quando possível.
Farinha de trigo - Use até a metade da quantidade de farinha branca e metade de integral para a massa não ficar pesada
Maionese comum - Use a versão light
Margarina comum ou manteiga - No caso de massas como bolo usar a versão light não dá o mesmo resultado, mas em outros casos como molhos, torradas e afins é uma ótima alternativa.

Aproveite as dicas e faça receitas mais magras!
Mas lembre-se: consuma SEMPRE com moderação!
Beijos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário