segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Chá verde, branco, vermelho...

Chá verde, branco, vermelho, preto, amarelo...Na verdade todos esses são subtipos de uma mesma planta chamada Camellia sinensis, o que difere os tipos é o período da colheita e a maturação.

A  Camellia sinensis tem propriedades emagrecedoras por sua ação termogênica (acelerando o metabolismo). Além disso, é fonte de vitaminas C, K, B1 e B2, potásio, manganês, ácido fólico e potássio.





CHÁ VERDE
A colheita é realizada quando a erva já está seca. Depois a planta passa por um processo térmico que evita a fermentação e a oxidação.
Ajuda a queimar gorduras, diminui o risco de doenças cardiovasculares, combate os radicais livres (que envelhecem precocemente), acelera o metabolismo e auxilia o organismo a eliminar toxinas.
O consumo do chá verde deve ser feito até as 17h, pois a bebida pode causar insônia. O chá está proibido para gestantes, hipertensos e pessoas que tomam medicamentos antidepressivos.
Para preparar um litro de chá, aqueça a água até levantar fervura e acrescente de uma a duas colheres (sopa) da planta. Se quiser fazer em menor quantidade, aqueça uma xícara (200ml) de água e adicione uma colher (chá) da erva.
A dose certa para você desfrutar de todos os benefícios da erva é de 2 a 4 xícaras (chá) por dia.
Para suavizar o sabor do chá, adicione à bebida 3 gotas de limão, lascas de gengibre ou folhas de hortelã. Outra opção é deixar o chá gelar e batê-lo com suco de fruta.


CHÁ VERMELHO
A planta passa por um processo de semifermentação. As etapas da colheita e secagem são parecidas com as do chá verde, porém a erva é guardada em barris e naturalmente fermentada.
Possui antioxidantes que combatem o envelhecimento celular. Ajuda a diminuir medidas rapidamente, previne alguns tipos de câncer, auxilia na redução dos níveis do colesterol ruim e é estimulante.
Gestantes, lactantes, pessoas que sofrem de arritmia cardíaca, gastrite e outros problemas estomacais devem consultar um médico antes de consumir o chá vermelho.
Para preparar, aqueça 1/2 xícara (100ml) de água, desligue o fogo e acrescente uma colher (sopa) da erva. Tampe e deixe abafado por 20 minutos. Você pode consumir quente, mornou ou em temperatura ambiente.
Está liberado o consumo de até 3 xícaras (600ml) de chá vermelho por dia. Apenas evite tomá-lo à noite, pois ele pode causar insônia.
Favoreça os benefícios emagrecedores da erva e enriqueça o sabor do chá fervendo a água com canela em pau. Caso queira adoçar a bebida, opte por uma colher (chá) de mel.





CHÁ BRANCO
As flores da erva são colhidas quando novas. Graças à coloração prateada desses brotos, a bebida recebeu o nome de chá branco. Como a planta não passa por oxidação, seus princípios ativos são mais concentrados.
É o mais eficiente para queimar gorduras, “turbina” o metabolismo, combate o envelhecimento precoce, possui menos cafeína do que o chá verde e reduz o risco de doenças cardiovasculares.
Deve ser evitado por lactantes, gestantes e pessoas com problemas gástricos e cardíacos, assim como o chá vermelho.
Para fazer um litro de chá, aqueça a água até levantar fervura e adiciona 2 colheres (siopa) da planta. Desligue o fogo, tampe o recipiente e abafe por até 20 minutos.
O ideal é ingerir até 2 xícaras (400ml) ao dia, sem açúcar, quente ou frio. Mesmo com pouca cafeína, é melhor não consumir o chá à noite.
Dos chás feitos a partir da Camellia sinensis, esse é o mais suave. Cai bem com lascas de gengibre ou gotas de laranja.




CHÁ PRETO
É obtido quando as folhas estão crescidas, através da técnica de fermentação e desidratação. Por causa disso, algumas de suas propriedades medicinais e emagrecedoras são reduzidas.
É ótimo para proteger o sistema cardiovascular, ajuda na perda de peso saudável e favorece o colesterol bom. Por ser altamente estimulante, impede o entupimento das artérias.
Não é recomendado para gestantes, lactantes (mulheres que amamentam), pessoas com problemas gástricos ou cardiovasculares, nem para quem sofre de doenças renais e hipotireoidismo.
O chá preto deve ser preparado com 2 colheres (sopa) da erva em 1 litro de água fervente. Deixe abafado por 20 minutos, coe e beba quente, morno ou frio.
Especialistas alertam para o consumo máximo de 4 xícaras (800ml) de chá preto por dia, menos à noite, para a cafeína não prejudicar o sono.
O chá preto tende a ser amargo e não costuma agradar muitos paladares. Para amenizar o sabor forte, aqueça a água do chá com cravo, alguma outra erva ou limão.



CHÁ AMARELO
Sua tonalidade amarelada ocorre devido à colheita da planta, realizada em um período específico do ano. Depois ela passa por um processo de secagem e fermentação.
Possui polifenois, substâncias antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce ao exterminar os radicais livres. Também tem ação termogênica, que acelera a queima de calorias.
Deve ser evitado por pessoas hipertensas que sofrem com problemas como gastrite, osteoporose, anemia e reumatismo.
Aqueça 1/2 litro de água, desligue o fogo e acrescente 1 colher (sopa) da erva. Tampe o recipiente e deixe abafado por 10 minutos. Coe e beba quente ou em temperatura ambiente.
Para acelerar a perda de peso, consuma 2 xícaras (400ml) de chá amarelo duas vezes ao dia. Assim como os demais “primos”, não deve ser consumido após as 19h porque a cafeína contida no chá pode causar insônia.
O sabor do chá amarelo poderá ser incrementado adicionando uma colher (chá) de açúcar mascavo. Experimente também gotas de limão.

Fonte: http://farinhadelinhaca.com.br/cha-verde-vermelho-branco-preto-e-amarelo-qual-a-diferenca.html

Lembrando sempre deve-se comprar o chá em lojas seguras e confiáveis, nunca leve para casa as plantas vendidas ao ar livre pelas ruas. É necessário que haja identificação,registro,mínimas condições de higiene para garantir a segurança no consumo!
Aproveite!
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário