quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O perigo escondido que arruína sua dieta!

Suco de caixinha
O rótulo pode até ter as frases "feito com polpa natural de fruta" e "sem adição de açúcar", mas a maioria dos sucos comprados prontos apresenta alta quantidade de conservantes e corantes. Os conservantes químicos retardam o metabolismo, enquanto o sódio, também utilizado para conservar, aumenta o inchaço do organismo.

Lanche natural 


É claro que é melhor escolher um lanche natural no lugar de uma coxinha frita ou de um croissant gorduroso, mas cuidado com os ingredientes desse lanche. Os vendidos prontos no mercado costumam estar cheios de maionese, sem contar que o pão geralmente não é integral e o queijo pode ser amarelo, ou seja, com maior teor de gorduras. Esses produtos também podem ter conservantes para que possam durar alguns dias a mais sob refrigeração.

Iogurte com sabor 


As opções de sabores são diversas: ameixa, mamão, frutas vermelhas, graviola... Mas vale lembrar que nem sempre o sabor é da fruta natural, e sim de aromatizantes artificiais. Embora muitos deles sejam desnatados (com teor reduzido de gordura), eles também são ricos em açúcar. O consumo precisa ser moderado, já que açúcar em excesso eleva o peso e contribui para o aumento dos níveis de triglicérides, entre outros problemas.

Cereal matinal sem açúcar 


Granola e outros cereais podem ser encontrados sem açúcar - o que, de fato, já deixa o produto mais saudável. Outro vilão, porém, é o sódio usado para aumentar a data de validade do produto. É bom observar que o teor de sódio deve ficar abaixo de 150mg por porção, para a absorção não elevar a pressão arterial e não provocar o falso inchaço.

Biscoito de água e sal 



Outro produto campeão de sódio: Muitas pessoas consomem o biscoitinho de água e sal pensando ser melhor que o pão. Mas, dependendo da quantidade consumida, é melhor ficar com o pãozinho frânces, que terá praticamente o mesmo valor calórico. Prefira as versões integrais e tenha o cuidado de não devorar metade do pacote a cada lanche ou café da manhã.

Recomenda-se de três a quatro unidades apenas. Se você achar que não conseguirá comer menos que quatro unidades, então, compensa comer o pão integral, que sacia mais.

Barrinha de cereal


Algumas marcas têm alta quantidade de açúcar e podem ultrapassar o limite ideal de calorias para um lanche da manhã ou da tarde. Por isso, fique atento ao rótulo: as barrinhas têm que ficar com o teor de fibra entre 1 e 7g por barra, para não aumentar o índice glicêmico e não contribuir com o acúmulo de gordura no abdômen e no quadril. Xô, gordura!

Peito de peru e atum em lata 



É consenso entre as nutricionistas de que o peito de peru é uma opção melhor do que presunto suíno, salame e mortadela. É sempre importante, no entanto, comparar as marcas, que diferem bastante na quantidade de gordura e, principalmente, de sódio. Além disso, o alimento apresenta conservantes químicos e pode conter substâncias cancerígenas. Quanto ao atum, outra fonte importante de proteína, é mais saudável optar pelo armazenado em água - em vez de óleo - e moderar na frequência do consumo, já que o produto também é rico em sódio, que leva a pressão arterial e o ponteiro da balança às alturas!

Sopa de pacote 



Sopinha de pacote está longe de ser a melhor fonte de vitaminas e minerais possível. Além de pobre em nutrientes, o produto é um dos mais ricos em sódio - alguns contêm quase 1 grama desse componente na porção, sendo que a recomendação diária de sal é de 4 a 6 gramas por dia.


Fique atento aos rótulos!
E alimente-se da melhor maneira possível!
Desfrute seu bem estar!
Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário